Com mostra virtual, bailarina Silvia Moura celebra 45 anos de carreira

Mostra de repertório da artista cearense segue até 28 de janeiro

Como descrever a bailarina Silvia Moura sem abordar sua carreira artística? Este desafio, que nem ela arrisca em solucionar, se torna ainda mais impossível com a celebração de seus 45 anos de profissão. Até a próxima quinta-feira, 28, a artista comemora o marco com encontros de pesquisadores e exibições de espetáculos no perfil do Instagram @silviamouraemcrise.

Leia também | Projeto audiovisual homenageia musicalidade da Umbanda

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O evento, denominado de "Mostra Silvia Moura: 45 anos de Dança", reúne quatro apresentações da coreógrafa: "A Cadeirinha e Eu", "Anatomia das Coisas Encalhadas", "A Beira De…" e "Raios e Trovões". Esses trabalhos passam por diferentes períodos de sua trajetória profissional e precisaram - com exceção do último citado - ser adaptados à linguagem da internet.

Acostumada com a interação do público, ela afirma que a adequação a um novo formato foi um processo difícil. "No início da pandemia, me recusei, não queria fazer de jeito nenhum. Meus trabalhos têm uma interação muito forte com o público, e foi difícil para mim abrir mão disso", conta. "Antes da pandemia, eu não tinha Instagram", completa.

Silvia Moura projeta que, em um período próximo, estudiosos irão se debruçar sobre a arte que foi produzida nas plataformas digitais durante a pandemia. "Não é instalação, nem gravação ou registro do espetáculo. É uma outra coisa. Existe uma intercessão de linguagens", diz. Neste desenvolvimento contínuo de conhecimentos acerca das tecnologias, ela aponta ter aprendido várias questões novas, como a diminuição da gestualidade e o trabalho com a câmera em seus variados ângulos.

Programação completa
Sábado, 23 de janeiro
16 horas - Encontro de pesquisadores: convidada Tatiana Valente
19 horas - Espetáculo “A Cadeirinha e Eu”

Domingo, 24 de janeiro
16 horas - Encontro de pesquisadores: convidado Felipe Araújo
19 horas - Espetáculo “Anatomia das Coisas Encalhadas”

Segunda-feira, 25 de janeiro
16 horas - Encontro de pesquisadores: convidado Gyl Giffony
19 horas - Espetáculo “A Beira de…”

Terça-feira, 26 de janeiro
16 horas - Encontro de pesquisadores: convidado Tiago Ribeiro
19 horas - Espetáculo “Raios e Trovões”

Quinta-feira, 28 de janeiro
16 horas - Fala da artista: “45 anos de dança”

Mostra Silvia Moura: 45 anos de dança
Quando: 23, 24, 25, 26 e 28 de janeiro
Onde: @silviamouraemcrise

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

silvia moura mostra de dança 45 anos tatiana valente felipe araújo gyl giffony tiago ribeiro

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar