Participamos do

Ao vivo: debate aborda o legado de Clarice Lispector no centenário da escritora

Acompanhe ao vivo a live "Visões de Clarice"
18:23 | Dez. 10, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

No centenário de Clarice Lispector, O POVO e o Canal FDR promovem a live "Visões de Clarice". O debate sobre a obra e o legado da escritora reúne a professora Fernanda Coutinho, do Departamento de Literatura da Universidade Federal do Ceará (UFC); Yuri Brunello, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFC; e Gabriel Marques Cavalcante, estudante de Medicina da UFC, com mediação da jornalista Bruna Forte.

Assista a live:

Para celebrar a obra de Clarice, o Vida&Arte tem promovido a semana Clarice Lispector. Confira:

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Reportagem | A singularidade de uma poética

De tão pequena, a aldeia ucraniana Tchechelnik não figurava nos mapas. Enrijecida pelas temperaturas que atingiam trinta graus abaixo de zero, entretanto, fez-se berço: encaminhando-se para o Brasil ou os Estados Unidos — ainda não haviam decidido —, Mania e Pinkhas Lispector se quedaram no lugarejo para o nascimento da filha.

Assista | Vídeo-performance "Clarices" com a atriz Maria Vitória, inspirado em trechos da obra da escritora Clarice Lispector

Percepções |  Leituras de Clarice

Literatura que transborda. Os textos de Clarice Lispector reverberam em múltiplas leituras. Nesta reportagem, a poeta e pesquisadora Patrícia Lino fala sobre o impacto de Clarice sobre seu trabalho. A bailarina Andrea Bardawil conta em artigo como transformou a escritora em inspiração para a dança e um grupo de leitores escolhe trechos de Clarice para homenageá-la.

A dança de Clarice

"Aprender de si, como se aprende uma dança. Lançando-se no espaço, o corpo esculpindo o ar. Aprender com o outro, como se aprende uma dança: lançando-se no espaço. Os corpos esculpindo o ar, o mar. Aprendendo os espaços como quem aprende uma dança. Aprendendo uma dança como quando se aprende a amar". (Trabalho livremente inspirado na obra Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres, de Clarice Lispector).

Dançarina Andréa Bardawil relaciona sua trajetória com Clarice Lispector

Leitores | O POVO convida pessoas a lerem trechos das obras de Clarice Lispector

O POVO realiza ações em homenagem ao centenário de Clarice Lispector

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar