Participamos do

Abertura da 12ª Mostra Coletiva de Obras de Arte Amigos em Ação ocorre nesta quinta, 19

A Mostra trará um compilado de 95 trabalhos artísticos, que variam entre desenhos, fotografias, gravuras, colagens e esculturas
19:42 | Nov. 18, 2020
Autor Miguel Araujo
Foto do autor
Miguel Araujo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A arte e a solidariedade unidas em uma mesma proposta: assim se configura a 12ª edição da Mostra Coletiva de Obras de Arte Amigos em Ação, que terá sua abertura nesta quinta-feira, 19, a partir das 19 horas. A exposição acontecerá na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza até o dia 10 de dezembro e o lançamento será transmitido pelo canal da Alessandro Belchior Imóveis no YouTube.

A Mostra trará um compilado de 95 trabalhos artísticos, que variam entre desenhos, fotografias, gravuras, colagens e esculturas. Ao todo, 63 artistas plásticos e fotógrafos assinam as obras presentes na exposição. Entre os autores dos trabalhos, estão personalidades renomadas do cenário local e de projeção nacional e também nomes da nova geração das artes cearenses.

Essa exposição faz parte da campanha “Amigos em Ação”, que tem o objetivo de ajudar entidades filantrópicas e comunidades carentes a partir de arrecadações. Nessa campanha, cada participante deve doar, no mínimo, 60 kg de alimentos não perecíveis. Nesta edição, seis instituições serão beneficiadas: Lar Torres de Melo, Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza, Lar Amigos de Jesus, Oficina do Senhor, Casa Sol Nascente e Lar de Crianças Sara e Burton Davis (Lar Davis).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Outra característica é que em todos os anos um artista plástico concede o direito do uso de imagem de uma obra de arte para a identidade visual da campanha. Em 2020, o artista contemplado com essa oportunidade é o escultor cearense Assis Filho, com uma escultura em bronze desenvolvida especificamente para o projeto “Amigos em Ação”. Além de ilustrar a campanha, ela fará parte da 17ª edição do Leilão Filantrópico de Obras de Arte Amigos em Ação, que reúne obras de artistas locais e nacionais como Mano Alencar, Vando Figueirêdo, Totonho Laprovítera, Wanger Santos e Expedito Lima. O leilão será realizado no dia 12 de dezembro, no Hotel Gran Marquise, e os lances podem ser feitos pelo telefone (85) 3466.4303 ou pelo site da Montenegro Leilões.

Ao receber o convite para participar da exposição e ter um trabalho âncora no evento, foi pedido a Assis que sua obra tivesse relação com o ato de doar. A partir disso, o artista começou a refletir sobre os aspectos que envolvem a doação, desde os motivos que levam alguém a doar até os impactos dessa ação sobre quem a recebe.

Assim, foi desenvolvida a obra “Mais do que posso ter”, escultura em que Assis Filho busca transmitir a mensagem de que “a pessoa mais simples pode ter algo para doar que tenha um significado muito grande” e, com isso, impactar a vida de outra pessoa. “Quando falamos em doar, as primeiras coisas que vêm à mente são dinheiro, alimento, mas você pode doar o que tem de melhor. Por mais simples que isso seja para você, na vida de quem recebe aquilo tem um impacto muito grande”, complementa.

Escultor Assis Filho e sua obra "Mais do que posso ter"
Escultor Assis Filho e sua obra "Mais do que posso ter" (Foto: Divulgação)

O escultor afirma que se sente “muito feliz” com a oportunidade de participar da exposição e que isso representa o “reconhecimento” do seu trabalho. Ele reforça também a importância do evento, que pode atingir positivamente a vida de outras pessoas a partir das arrecadações.

Além dessas questões, Assis Filho comenta sobre a oportunidade de ter contato com outros artistas durante a exposição. Para ele, essa característica possibilita conhecer “novas formas de encarar a arte” e “novos caminhos” para o desenvolvimento de trabalhos artísticos. “O processo criativo e de trabalho do artista é algo muito solitário. Você fica imerso nos seus pensamentos e em outras referências, e quando há um evento com artistas de várias mídias, você vê que não está só nessa caminhada de levar a arte na sua vida”, destaca.

De acordo com o artista plástico Mano Alencar, um dos consultores do projeto do “Amigos em Ação” na área cultural, não houve “seleção rígida” em relação às obras e aos artistas que estarão na mostra. Na lista dos participantes da exposição, estão artistas tanto veteranos quanto artistas que começaram a desenvolver seus trabalhos recentemente. “É um trabalho bem democrático porque o intuito dessa exposição não está relacionado à crítica ou ao intelecto. O objetivo maior é ajudar outras pessoas”, afirma.

O diretor da campanha “Amigos em Ação”, Germano Belchior, também destaca o aspecto solidário do evento, mas comenta que a exposição acaba sendo importante também para o fortalecimento das artes. “A gente não poderia deixar de estimular as artes plásticas mesmo diante da pandemia. Por isso, é importante que não deixemos de colocar a arte em pauta, mesmo que seja de uma maneira de diferente”, completa.

A curadoria da exposição foi feita por Mano Alencar, Totonho Laprovítera e Vando Figueiredo, artistas plásticos e também consultores do projeto “Amigos em Ação” na área Cultural.

A abertura contará com o seguimento de protocolos de prevenção ao novo coronavírus, como aferição de temperatura, limitação de público a 100 pessoas, distanciamento físico entre os espectadores e a obrigatoriedade do uso de máscara de proteção durante todo o evento.

Clique na imagem para abrir a galeria


SERVIÇO:
12ª Exposição Coletiva de Obras de Arte Amigos em Ação
Abertura: nesta quinta-feira, 19, a partir das 19 horas
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, até 10 de dezembro
Onde: CDL de Fortaleza (R. Vinte e Cinco de Março, 882)
Transmissão da abertura: canal da Alessandro Belchior Imóveis no YouTube 
Aberto ao público

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar