Participamos do

Escritora cearense lança livro de crônicas publicadas em blog criado a partir de término de relacionamento

"Podia Ser Cor de Rosa" traz textos publicados entre 2014 e 2019, além de uma crônica inédita como forma de agradecimento aos leitores
15:52 | Nov. 13, 2020
Autor Miguel Araujo
Foto do autor
Miguel Araujo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

As variações de sentimentos que acompanham relacionamentos interpessoais não necessariamente findam imediatamente com seus términos. Para algumas pessoas, essas sensações podem repercurtir por bastante tempo e se desenvolverem das mais diferentes formas. No caso da jornalista e escritora cearense Ana Carolina Carvalho, o término do seu primeiro namoro resultou na criação, em 2014, do blog “Podia Ser Cor de Rosa”, com crônicas sobre a “dor do amor” e textos baseados em suas experiências pessoais. Seis anos depois, as abordagens sobre o amor e o cotidiano continuam, mas desta vez em forma de livro e carregando as marcas do seu blog tanto no nome quanto no conteúdo. O lançamento de “Podia Ser Cor de Rosa” será neste sábado, 14, a partir das 10 horas no Mundo Akar.

Esse é o livro de estreia da autora. A tiragem inicial foi de 100 exemplares, mas acabou se esgotando e, a pedido dos leitores que não conseguiram fazer a aquisição, Ana Carolina decidiu disponibilizar mais 70 cópias. É possível adquirir a obra tanto no local em que será lançada como entrando em contato com a escritora pelo seu perfil no Instagram. O valor do “Podia Ser Cor de Rosa” é de R$ 35,90.

A ideia da publicação do livro foi fortalecida pelos próprios leitores do blog, que, segundo Ana, pediam desde 2017 que a escritora lançasse uma obra com suas produções. Inicialmente imaginado para ser veiculado de forma virtual, o livro acabou se concretizando no formato impresso após o apelo dos seguidores da jornalista em suas redes sociais para que fosse disponibilizada uma versão física.

A autora de “Podia Ser Cor de Rosa” solicitou, então, a ajuda deles na escolha das crônicas que poderiam ser contempladas no livro. Eles contribuíram com a seleção de alguns textos e Ana Carolina completou o compilado com suas crônicas preferidas e com composições que ela acredita que “impactaram a vida” de outras pessoas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

 

Quanto à ordem de apresentação dos textos na obra, ela decidiu organizá-los por ordem cronológica, reunindo crônicas de 2014 até 2019. Além dessas, a jornalista escreveu uma inédita como forma de agradecimento aos leitores.

O seu gosto pela escrita teve início ainda na sua infância, quando desde cedo já participava de concursos de poesias. Entretanto, seguir carreira como escritora não era uma de suas pretensões, e essa possibilidade se distanciou ainda mais devido a um “grande trauma” que marcou sua vida quando cursava jornalismo. Ana Carolina relata que queria ser “jornalista literária”, mas um professor disse a ela que ela “não sabia escrever”. Por causa desse episódio, a jornalista enfrentou um “bloqueio” e passou muitos anos sem escrever. “Virou uma ferida”, revela.

Mas os caminhos para a escrita voltaram a se apresentar para ela a partir de um incentivo, já no período final da graduação, de outro professor. Assim, Ana Carolina decidiu participar do 3º Prêmio da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) de Jornalismo Universitário e alcançou a segunda colocação na Região Nordeste. Como consequência dessa decisão, além do segundo lugar, a jornalista também teve ânimo para iniciar novos projetos pessoais.

O jornalismo também pode servir como ferramenta de influência em sua escrita. Como gosta bastante de contar histórias, ela sente que a profissão traz essa configuração, e aponta que a área também se apresenta como mecanismo de “mudança de mundo” e de inspiração para outras pessoas. “Eu sempre vi o jornalismo de uma forma muito poética, então eu acredito que essa poesia que eu aprendi no jornalismo, como a forma de narrar, de conhecer os fatos e de ir naquele âmago do que a pessoa está sentindo, influencia na minha escrita. Essa paixão o jornalismo me ajudou a desenvolver”, afirma.

Grande temática abordada nas produções de Ana Carolina, o amor, segundo a escritora, acaba tendo um papel muito importante neste período de pandemia. “O amor é cura. Eu acredito que nesta pandemia as pessoas foram obrigadas a entrar em contato consigo mesmas e verem o que é que está faltando, e, para mim, o que tá faltando na sociedade é o amor”, declara. Assim, o seu livro pode proporcionar reflexões e ajudar as pessoas que estejam passando por dificuldades.

O lançamento do livro acontecerá com o seguimento aos protocolos de prevenção ao novo coronavírus determinados pelo Governo do Estado. Além da disponibilização de álcool em gel, haverá aferição de temperatura e o local será ao ar livre. O uso de máscaras de proteção é obrigatório.

A expectativa de Ana Carolina para esse evento é de que “seja um momento de confraternização” em que possa ver as pessoas que acompanham seu trabalho. Para ela, falar de amor e de sentimentos “exige muita responsabilidade” e é algo que ultrapassa os limites da escrita. “É algo que transcende. Tenho como missão de vida espalhar amor por terrenos insólitos, e contribuir, mesmo que seja um pouco, para que alguém tenha um dia mais feliz conta muito para mim. Então, a minha expectativa para esse lançamento é de sentir o amor transbordar”, complementa.

A escritora também aponta para a identificação que algumas pessoas sentem ao lerem seus textos, muito gerada pelos temas do cotidiano que são abordados. Ela demonstra ficar encantada com essa situação e acredita que é uma das consequências da escrita. “Eu acho que essa é a graça de escrever: transformar em palavras o que as pessoas só conseguem sentir. Para mim, essa é a maior alegria da minha escrita”, comenta.

Ana Carolina afirma que tem intenção de lançar outro livro futuramente, mas ainda não chegou a uma decisão a respeito de qual assunto abordará. Quanto ao blog, a sua criadora afirma que ele passa por um processo de transição e que o lançamento do livro atual funciona como “a coroação” das produções dos últimos seis anos. “O blog amadureceu comigo, assim como a minha escrita. O livro foi pensado para que as pessoas sintam essa evolução, tanto dos textos quanto da abordagem dos temas”, destaca.

Para 2021, Ana Carolina projeta a disponibilização de um novo site e também de “novos produtos”. Segundo a escritora, existe também o planejamento de lançar uma nova marca.

Serviço:

Lançamento do livro “Podia Ser Cor de Rosa”
Quando: sábado, 14, a partir das 10 horas
Onde: Mundo Akar; endereço: Felipe Nery, 1000 - Patriolino Ribeiro
Quanto: por R$ 35,90
Mais informações: perfil @podiasercorderosa no Instagram

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar