Participamos do

Cantora Vanusa morre aos 73 anos; confira carreira da artista

Artista faleceu na casa de repouso de Santos, onde morava por mais de dois anos
09:24 | Nov. 08, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A cantora Vanusa morreu na madrugada deste domingo, 8, aos 73 anos, na cidade de Santos, litoral de São Paulo. A artista faleceu na casa de repouso de Santos, onde morava por mais de dois anos. Há cerca de um mês, Vanusa foi internada no Complexo Hospitalar dos Estivadores, em Santos, em decorrência de uma pneumonia. Além disso, a artista já sofria com um estágio avançado de uma demência semelhante ao mal de Alzheimer. Vanusa deixa três filhos: Amanda, Aretha e Rafael.

A família da cantora disse em comunicado: “O enfermeiro percebeu por volta das 5h30 da manhã que ela estava sem batimentos cardíacos. Imediatamente chamaram a UPA que constatou insuficiência respiratória como a causa mortis”. As informações são do portal UOL.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ainda segundo a nota, Vanusa passou o dia de sábado muito feliz com a visita da filha mais velha, Amanda. “Ontem teve um dia muito feliz com a visita da Amanda, a filha mais velha. Cantou, brincou, riu, se alimentou bem. Nos últimos anos Vanusa teve depressão, problemas gerados pelo uso de medicamentos tarja preta em excesso, o que a deixaram muito debilitada”, consta na nota.

Já no segundo semestre de 2020, a cantora sofreu problemas respiratórios e retenção de líquidos e teve que ser hospitalizada no Complexo Hospital dos Servidores, em Santos. Em seguida foi transferida para Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

No comunicado oficial foi informado que: “Por medida de segurança, os médicos optaram por transferi-la para UTI diante de quadro de pressão arterial baixa e saturação baixa de oxigênio”. Nessa época, Vanusa já respirava com ajuda de um suporte de oxigênio.

O filho Rafael Vannucci desabafou ao comunicar sobre o estado da mãe. Ele pediu em uma rede social mais "empatia neste momento, e não julgamentos". Ele se referia aos boatos que circularam no dia 9 de setembro de que Vanusa estava em estado físico bastante debilitado. A filha da cantora, Aretha, ainda confirmou neste ano que a artista tinha sido diagnosticada com Alzheimer.

Carreira

 

Vanusa, apesar de ter nascido na cidade de Cruzeiro, interior de São Paulo, foi criada em Uberaba, Minas Gerais. Aos 16 anos, começou sua carreira no grupo Golden Lions. Depois de percorrer diversas cidades, acabou levada para a TV Excelsior, onde estreou na televisão, nos anos 1960. Ela fez parte do humorístico Os Adoráveis Trapalhões.

Na TV Record, Vanusa participou de algumas edições do programa Jovem Guarda. A artista também emplacou sucessos musicais, como "Mudanças", "Manhãs de Setembro", "Sonhos de um Palhaço" e "Paralelas". Ela gravou 23 discos na carreira, superando a marca de 3 milhões de cópias vendidas e mais de 200 prêmios recebidos.

Após anos longe da mídia, Vanusa viralizou na internet em março de 2009 ao desafinar durante a execução do Hino Nacional na Assembleia Legislativa de São Paulo. Ela justificou os erros ao uso de um remédio contra labirintite. 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar