PUBLICIDADE
NOTÍCIA

Desenvolvedores cearenses fazem parte do maior evento sobre jogos e entretenimento digital da América Latina

Isabele Carvalho e Gabriel Luis Régis Silva são finalistas do SBGames Recife 2020.

15:29 | 29/10/2020
Roadout, que concorre as categorias de Melhor Jogo e Melhor Design  (Foto: Divulgação)
Roadout, que concorre as categorias de Melhor Jogo e Melhor Design (Foto: Divulgação)

O universo gamer é vasto; desenvolvedores, jogadores, designers de som e animadores formam algumas das principais áreas de atuação. No Brasil, esse setor cresce bastante e de acordo com uma pesquisa da Newzoo, organização que apura dados e informações sobre o tema, o país é o principal mercado de jogos na América Latina e o 13° no mundo.

Sob esse contexto, há quase 20 anos, nascia o Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital, ou SBGames para os mais chegados, maior evento sobre jogos e entretenimento digital da América Latina. Devido aos impactos gerados pela pandemia do novo coronavírus, a edição de 2020 será virtual, mas conta com as mesmas atrações de sempre para estimular a troca entre estudantes e profissionais do meio.

O festival, que tem início no dia 7 de novembro, conta com duas premiações: uma mostra de artes e uma de jogos e, a partir dessa data, será possível jogar os games finalistas na plataforma do festival. Os vencedores, porém, só serão revelados no dia 10. Dentre eles, é possível encontrar dois nomes cearenses: Isabele Carvalho, cofuundadora do Studio 85 e Gabriel Luis Régis Silva, diretor criativo e cofundador da Rastrolabs Game Studio.

“O SBGames é um evento itinerante que acontece em várias partes do Brasil, mas sempre volta para o Nordeste. Esse ano infelizmente será online, mas está sendo organizado por instituições recifenses. O festival motiva estudantes e novos desenvolvedores a participarem, a estarem competindo, e isso renova o meio e nos faz conhecer novas pessoas. Acho essa troca bem importante”, conta Rodrigo Motta, diretor do festival.

Dizem que videogame é coisa de homem, mas, ao contrário do senso comum, mulheres são a maioria entre os jogadores no Brasil de acordo com a Pesquisa Game Brasil (PGB). Isabele Carvalho está concorrendo com duas músicas que criou para os jogos “Yablue & Nakared” e “Animalia”.

Ela conta que mulheres desenvolvedoras ainda são minoria, porém há um cenário de crescimento. “Nós nos damos muito apoio. Trabalho com uma mulher maravilhosa que é a Rayanne Reveg, artista 3D e também nossa produtora. É empolgante fazer parte disso porque os nossos selecionados têm um potencial enorme e saber que alguém gostou da sua música em um evento como esse é algo muito motivador e que dá forças pra seguir", partilha Carvalho.

Dentre os 30 finalistas ainda temos “Roadout”, desenvolvido por mãos cearenses, que concorre nas categorias “Melhor Jogo” e “Melhor Design”. Um de seus criadores, Gabriel Luis Régis Silva revela que com a falta de grandes eventos de jogos no Ceará e no Brasil a SBGames ocupa um espaço relevante nas premiações. “Fomos finalistas junto com outros jogos que possuem investidores ou já têm mais de dois, três anos de indústria. Então é uma honra concorrer lado a lado. Eu e algumas pessoas da equipe deixamos nossos empregos para nos dedicarmos a isso e estamos vendo que vale a pena lutar pelo que você gosta”, informa o profissional.

Mais informações no portal da SBGames

TAGS