PUBLICIDADE
Noticia

Com oficina e audiovisual, projeto "Dia 25 é Dia de Maracatu" tem edição on-line

O projeto, que tem o propósito de levar a manifestação cultural do maracatu cearense para vários locais de Fortaleza, apresenta programação virtual

12:54 | 23/09/2020
Maracatu Solar no primeiro dia de desfiles da Avenida Domingos Olímpio no carnaval de 2020. Pingo de Fortaleza irá ministrar aula no projeto da Secultfor (Foto: Aurelio Alves/O POVO)
Maracatu Solar no primeiro dia de desfiles da Avenida Domingos Olímpio no carnaval de 2020. Pingo de Fortaleza irá ministrar aula no projeto da Secultfor (Foto: Aurelio Alves/O POVO)

O maracatu cearense recebe destaque no projeto “Dia 25 É Dia de Maracatu”, que neste mês será transmitido virtualmente. Com realização de oficina, exibição de vídeos e aulas expositivas, o projeto ocorrerá nesta quinta e sexta-feira, 24 e 25. O evento é promovido pela Prefeitura de Fortaleza por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e a transmissão ocorrerá no canal da secretaria no YouTube. O projeto busca levar a manifestação cultural do maracatu para vários locais de Fortaleza não apenas no Carnaval. A data foi sugerida no calendário oficial do Município por meio do projeto de lei nº 10/2016.

Nesta quinta-feira, 24, será disponibilizada a oficina “Moldes, cortes e construção da fantasia da rainha do Maracatu Nação Iracema”. O evento ocorrerá às 17 horas e será ministrado por Maria Lúcia Pereira, do Maracatu Nação Iracema. Além disso, na programação de quinta-feira, haverá, às 19 horas, a aula expositiva “História e Estética do Maracatu Cearense”, guiada pelo cantor e pesquisador Pingo de Fortaleza, do Maracatu Solar.

Na sexta-feira, 25, a programação conta com mais uma aula expositiva, desta vez a aula “Batuques, Toques de Ferro e Tambor - O Instrumental e o Repertório de Loas do Maracatu Cearense”. O momento ocorrerá às 17 horas e será conduzido pelo compositor e produtor musical Calé Alencar, do Maracatu Nação Fortaleza. Para finalizar o cronograma do “Dia 25 É Dia de Maracatu”, serão exibidos, a partir das 18 horas, vídeos da série “Memória do Maracatu de Fortaleza”, com as histórias dos Maracatus Nação Fortaleza, Obalomi e Rei Zumbi. Todas essas ações serão transmitidas pelo canal do YouTube da Secultfor.

Serviço

Dia 25 é Dia de Maracatu
Quando: quinta, 24, e sexta, 25
Onde assistir: canal da Secultfor no YouTube

Oficina “Moldes, cortes e construção da fantasia da rainha do Maracatu Nação Iracema”, realizada pelo Maracatu Nação Iracema
Quando: quinta, 24, às 17 horas

Aula expositiva “História e Estética do Maracatu Cearense”, realizada pelo Maracatu Solar
Quando: quinta, 24, às 19 horas

Aula expositiva “Batuques, Toques de Ferro e Tambor – o Instrumental e o Repertório de Loas do Maracatu Cearense”, realizada pelo Maracatu Nação Fortaleza
Quando: sexta, 25, às 17 horas

Série de vídeos “Memória do Maracatu de Fortaleza”
Quando: sexta, 25, a partir das 18 horas