"Que sem graça seria o mundo se tudo mundo fosse igual" foi a frase que marcou a contação de história do Palco Vida & Arte desta sexta-feira
Sábado, dia 5 de setembro é dia de programação musical gratuita. O último dia de programação do Palco Vida & Arte é na terça-feira, dia 8O Palco Vida & Arte, evento promovido pelo O POVO e pela Fundação Demócrito Rocha, deu continuidade a suas atividades voltadas para o tema cultura de paz e sustentabilidade, no seu quinto dia de programação. As lives são gratuita e se estendem até o dia 8 de setembro. Todos os eventos são transmitidos pelo Facebook da Fundação Demócrito Rocha e pelo canal do Youtube TV O POVO. Clique aqui para ver a programação completa.
Incentivando o convívio com as diferenças e a representatividade, Tatiana Conde, do grupo Conta Tia Tati realizou a contação da história “Eu Sou Bonita Sim”, das 15h às 15h30min. O livro conta a história de uma menina chamada Mafoane Odara, representada por uma boneca Abayomi. A origem da boneca deu-se durante as viagens que transportavam escravos entre África e Brasil, onde as mães produziam por meio de tranças e nós as bonecas para acalentar seus filhos, que também servia como amuleto de proteção. As bonecas, símbolo de resistência, ficaram conhecidas como Abayomi, termo que significa ‘Encontro precioso’, em Iorubá, uma das maiores etnias do continente africano cuja população habita parte da Nigéria, Benin, Togo e Costa do Marfim. “Que sem graça seria o mundo se tudo mundo fosse igual”, disse Tatiana Conde. “Bela live. Amando”, disse Anna Guimarães nos comentários da transmissão.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A contação de história teve o acompanhamento musical de João Lage Pessoa, que em seguida também realizou a oficina de musicalização para crianças, com atividades de canto, percussão corporal. Melodias conhecidas e palmas ajudaram as crianças a acompanhar o violoncelo tocado por João. A aula do dia foi sobre melodia, com novas canções ensinadas pelo professor. Todos os instrumentos que foram feitos a partir de restos de materiais recicláveis ao longo da semana também foram utilizados para compor as canções.
Às 16h30min, o palco recebeu Pedro Domingues, diretor do Theatro José de Alencar, e Caio Castelo, compositor, cantor, multi-instrumentista e produtor musical, para debate sobre a produção artística em época de pandemia. Durante a live, foram abordados temas como o impacto da pandemia na produção cultural e no consumo da arte, o mesmo cenário voltado para a música e para o teatro. O questionamento de como será o futuro também foi mencionado. A conversa foi mediada pela jornalista Rachel Gomes. Elissanio Moreira gostou do debate e deixou sua mensagem nos comentários da transmissão “Muito bom!”
Se você perdeu o Palco Vida & Arte dessa sexta, confira a seguir:
A programação se encerra na terça-feira, dia 8 de setembro. O Palco Vida & Arte recebe novamente o grupo Conta Tia Tati para a contação da história “Boto Cinza, cor de chuva”, às 15 horas. Em seguida, às 15h30min, João Large Pessoa volta para realizar a oficina de musicalização para crianças, com atividades de canto e produção de instrumentos musicais a partir de materiais reciclados.
No último dia também vai ter debate, a partir de 16h30min, Ana Cilana Braga, responsável por projetos de sustentabilidade da Enel Ceará e Artur Bruno, secretário do Meio Ambiente do Estado do Ceará realizam o debate sobre a produção artística em época de pandemia, mediado por Rachel Gomes. O evento será transmitido pelo Facebook da Fundação Demócrito Rocha e pelo canal do Youtube da TV O POVO.
Serviço
Palco Vida & Arte
Programação de 31 de agosto à 8 de setembroClique aqui para conferir a programação completa
5 de setembro
Shows musicais gratuitos à partir das 18 horas
Convidados:
Felipe Cazaux
Marilia Lima
Rayane Fortes
De Blues em Quando
Onde assistir: pelo Facebook da Fundação Demócrito Rocha e pelo canal do Youtube TV O POVO