Participamos do

Cantor cearense Julião lança single e planeja EP visual para 2021

Música "Seu Menino" compõe projeto de álbum visual com quatro músicas, que serão lançadas ao longo dos próximos meses

Da mistura do axé de Daniella Mercury ao forró de Eliane, passando pela reverência a nomes como Fagner e Caetano Veloso e pelo flerte com as experimentações pop de Kylie Minogue, Michael Jackson e Lady Gaga, resulta uma “música brasileira com pitadas pop pra deixar tudo mais divertido”. É assim que o cantor cearense Julião define sua obra. Há cinco anos na profissão, ele trabalha, no momento, a promoção de um novo single, “Seu Menino”, e prepara a produção de um EP visual.

Novo projeto do cantor Julião tem referência na arte sacra, na moda e em elementos da comunidade LGBTQIA
Novo projeto do cantor Julião tem referência na arte sacra, na moda e em elementos da comunidade LGBTQIA (Foto: Jefferson Gurgel / divulgação)

Apesar da vivência profissional ser de meia década, a expressão artística vem com Julião desde a infância, que participava de teatro, dança, quadrilhas e enveredou a cantar aos 12 anos. Aos 18, chegou a ser um dos 30 finalistas do reality musical “Popstars”, do SBT, e compreendeu “que levava jeito e que tinha algum talento”. De lá, estudou na Escola de Música Villa Lobos, no Rio de Janeiro, mas teve que voltar para Fortaleza e deixar a música de lado por alguns anos, por questões familiares. “Voltei quando percebi que minha vida não fazia sentido sem ela”, divide. O trabalho em bandas, barzinhos e casamentos foi acontecendo em paralelo à construção de uma identidade que encontra o ápice no atual projeto.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA TAMBÉM | Músico Negocassio lança single pelo selo Produtos do Morro Rec

O EP que irá lançar começou a ser produzido em março de 2020. Com a pandemia, seguiu nos trabalhos, mas mudou alguns planos. “Eu iria lançar o EP inteiro no dia 7 de agosto, que foi meu aniversário, data em que lancei o single ‘Seu menino’. Estrategicamente, resolvi mudar e agora vou lançar uma música a cada dois meses e, no final, teremos o EP completo”, explica. Serão, ao todo, quatro faixas de autoria do artista.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por JULIAO (@juliaooficial) em

Julião também conta que decidiu apostar num trabalho cuidadoso com a estética, e o projeto será visual, com clipes para todas as faixas. O primeiro deles chegará em breve. O single “Seu Menino”, adianta Julião, ganhará um clipe “lúdico e delicado”. “Ele é uma metáfora sobre como podemos ressignificar momentos tristes, como a dor pode virar cor, colorindo nosso presente”, afirma. A unidade estética geral do projeto terá referências fortes de arte sacra, moda e comunidade LGBTQIA+. “O clipe também será uma alusão à diversidade e à desconstrução desse modelo de masculinidade patriarcal que é extremamente tóxico e provoca feridas eternas em muitas pessoas”, ressalta.

A preocupação que Julião tem como as mensagens que passa na arte vem da vontade de dividir uma mensagem maior: a do amor. “Eu gosto de falar de amor de diversas formas, seja celebrando uma história familiar ou contando uma desilusão. Sempre celebro e canto o amor. Nessa minha fase, exploro a temática do amor de formas bem diferentes e quis que isso estivesse presente na plástica das músicas. Elas são leves, cativantes, coloridas e brilhantes, assim como um primeiro amor. Mesmo quando a inspiração é triste, o produto final será algo resignificado”, define.

Serviço

Siga o artista: @juliaooficial
Ouça o single “Seu Menino”: tratore.ffm.to/juliao

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar