PUBLICIDADE
NOTÍCIA

Cantor cearense Julião lança single e planeja EP visual para 2021

Música "Seu Menino" compõe projeto de álbum visual com quatro músicas, que serão lançadas ao longo dos próximos meses

João Gabriel Tréz
16:11 | 13/08/2020
Capa do single Seu Menino (Foto: Jeferson Gurgel / divulgação)
Capa do single Seu Menino (Foto: Jeferson Gurgel / divulgação)

Da mistura do axé de Daniella Mercury ao forró de Eliane, passando pela reverência a nomes como Fagner e Caetano Veloso e pelo flerte com as experimentações pop de Kylie Minogue, Michael Jackson e Lady Gaga, resulta uma “música brasileira com pitadas pop pra deixar tudo mais divertido”. É assim que o cantor cearense Julião define sua obra. Há cinco anos na profissão, ele trabalha, no momento, a promoção de um novo single, “Seu Menino”, e prepara a produção de um EP visual.

Novo projeto do cantor Julião tem referência na arte sacra, na moda e em elementos da comunidade LGBTQIA
Novo projeto do cantor Julião tem referência na arte sacra, na moda e em elementos da comunidade LGBTQIA (Foto: Jefferson Gurgel / divulgação)

Apesar da vivência profissional ser de meia década, a expressão artística vem com Julião desde a infância, que participava de teatro, dança, quadrilhas e enveredou a cantar aos 12 anos. Aos 18, chegou a ser um dos 30 finalistas do reality musical “Popstars”, do SBT, e compreendeu “que levava jeito e que tinha algum talento”. De lá, estudou na Escola de Música Villa Lobos, no Rio de Janeiro, mas teve que voltar para Fortaleza e deixar a música de lado por alguns anos, por questões familiares. “Voltei quando percebi que minha vida não fazia sentido sem ela”, divide. O trabalho em bandas, barzinhos e casamentos foi acontecendo em paralelo à construção de uma identidade que encontra o ápice no atual projeto.

LEIA TAMBÉM | Músico Negocassio lança single pelo selo Produtos do Morro Rec

O EP que irá lançar começou a ser produzido em março de 2020. Com a pandemia, seguiu nos trabalhos, mas mudou alguns planos. “Eu iria lançar o EP inteiro no dia 7 de agosto, que foi meu aniversário, data em que lancei o single ‘Seu menino’. Estrategicamente, resolvi mudar e agora vou lançar uma música a cada dois meses e, no final, teremos o EP completo”, explica. Serão, ao todo, quatro faixas de autoria do artista.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por JULIAO (@juliaooficial) em

Julião também conta que decidiu apostar num trabalho cuidadoso com a estética, e o projeto será visual, com clipes para todas as faixas. O primeiro deles chegará em breve. O single “Seu Menino”, adianta Julião, ganhará um clipe “lúdico e delicado”. “Ele é uma metáfora sobre como podemos ressignificar momentos tristes, como a dor pode virar cor, colorindo nosso presente”, afirma. A unidade estética geral do projeto terá referências fortes de arte sacra, moda e comunidade LGBTQIA+. “O clipe também será uma alusão à diversidade e à desconstrução desse modelo de masculinidade patriarcal que é extremamente tóxico e provoca feridas eternas em muitas pessoas”, ressalta.

A preocupação que Julião tem como as mensagens que passa na arte vem da vontade de dividir uma mensagem maior: a do amor. “Eu gosto de falar de amor de diversas formas, seja celebrando uma história familiar ou contando uma desilusão. Sempre celebro e canto o amor. Nessa minha fase, exploro a temática do amor de formas bem diferentes e quis que isso estivesse presente na plástica das músicas. Elas são leves, cativantes, coloridas e brilhantes, assim como um primeiro amor. Mesmo quando a inspiração é triste, o produto final será algo resignificado”, define.

Serviço

Siga o artista: @juliaooficial
Ouça o single “Seu Menino”: tratore.ffm.to/juliao