Participamos do

Retirado do ar depois de 30 anos, seriado "Chaves" deixa lembranças e saudades em milhares de fãs

O V&A entra na Vila do Chaves para rememorar momentos importantes do programa que atravessou décadas e marcou gerações, e que neste mês deixou de ser exibido na América Latina (para a tristeza de muitos fãs!)
01:30 | Ago. 08, 2020
Autor Isabel Costa
Foto do autor
Isabel Costa Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Pareceu inacreditável. Após mais de 30 anos de exibição no Brasil, o seriado Chaves, protagonizado por Roberto Gómez Bolaños, deixou de ser veiculado na televisão aberta. A notícia pegou telespectadores de surpresa no último domingo, 2. Como diriam os personagens: "Quem dá e tira com o diabo fica, sua mão se danifica, sua vó será maldita, e sua sogra ressuscita". Criado em 1970, o programa foi excluído das grades televisivas porque, segundo a imprensa mexicana, a família de Bolaños e o canal Televisa não chegaram a um acordo sobre os direitos da série. "Ai, que burro. Dá zero para ele", seria, provavelmente, a frase dita pelos queridos Chaves, Chiquinha e Quico diante de tal situação.

Florinda Meza, intérprete da Dona Florinda, lamentou a decisão, fazendo alusão aos momentos difíceis que o mundo vive com a pandemia motivada pelo novo coronavírus. "O que eu acho que se deixe de transmitir Chaves? Embora não tenha nada a ver porque inexplicavelmente não fui convocada para as negociações, acho que justo agora, quando o mundo mais precisa de diversão, fazer isto é uma agressão às pessoas", escreveu. A impossibilidade de exibir o programa é um golpe duro no Sistema Brasileiro de Televisão (SBT). Ao longo das últimas três décadas, a emissora utilizou Chaves como a cartada certa para todas as intempéries.

A grade está confusa? Coloca "Chaves". Não tem novela para passar? Coloca "Chaves". A atração nova deu problema? Coloca "Chaves". O uso do programa como recurso de todas as horas mais parecia a receita de suco: "Esse é de laranja que parece de limão, mas tem gosto de tamarindo". Os fãs brasileiros - famosos pela devoção ao programa, nunca reclamaram!

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Leia também | Imprensa Food Square estreia cine drive in com programação para todas as idades

A partir de agora, não é mais possível ligar a televisão e, por acaso, encontrar episódios sendo transmitidos aleatoriamente - como "A venda da vila", "A morte do Seu Madruga", "O Cãozinho Satanás", "A casa da bruxa" e, é claro, "Vamos todos a Acapulco!". Agora, só nos resta torcer para que o embaraço entre os herdeiros de Roberto Gómez Bolaños e a Televisa tenha fim, e que o programa possa voltar ao SBT. Até a resolução do conflito, é melhor lembrar do ensinamento de Seu Madruga: "a vingança nunca é plena, mata a alma e envenena".

*Isabel Costa é jornalista, mediadora de leituras e chorou quando o Chaves ficou na Vila enquanto todos seguiam para Acapulco

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar