Participamos do

Prefeitura de Fortaleza oferece programação online da Festa de Iemanjá

A celebração é a principal festividade do calendário de umbanda da capital cearense; confira programação
11:43 | Ago. 08, 2020
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Prefeitura de Fortaleza promove, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), uma programação online em comemoração à Festa de Iemanjá, celebrada anualmente no dia 15 de agosto. A ação virtual será realizada de terça-feira a quinta-feira, 11 a 13 de agosto, e oferece curso, exibição de documentário e lives com a participação de representantes da organização dos festejos e especialistas em cultura e religiosidade.

A oficina “A História da Umbanda no Ceará”, com Jean dos Anjos, está com inscrições abertas até a próxima segunda-feira, 10 de agosto. O período de realização será de terça a quinta-feira, 11 a 13 de agosto, das 9 às 12 horas, pela plataforma Google Meet. Os interessados podem se inscrever clicando aqui.

Na terça-feira, 11 de agosto, às 18 horas, ocorrerá a live “Encontro de Terreiros: Tradição e Memória”, no canal da Secultfor no Youtube. A transmissão ao vivo terá participação de Gilvan Paiva, secretário da Cultura de Fortaleza; Mãe Zimar, Mestra da Cultura; Mãe Tecla, organizadora da Festa de Iemanjá na Praia do Futuro; e Pai Neto, organizador da Festa de Iemanjá na Praia de Iracema, sob mediação da gestora cultural Elisa Gunther.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Na quarta-feira, 12 de agosto, o canal da Secultfor no Youtube terá a exibição do documentário “Narradores da Fé”, às 18 horas, com debate após a exibição. Os convidados serão Breno Taveira, desenhista e doutorando em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Emmanuel Lopes, membro do Coletivo Ibilè e doutorando em Antropologia pela Universidade Federal da Bahia; e Rogério Nogueira, jornalista e cineasta, sob mediação da cantora Lorena Lyse e Leno Farias.

No último dia da programação, quinta-feira, 13 de agosto, o público poderá assistir à live “Festas de Iemanjá e suas Políticas de Salvaguarda”, às 19 horas, também no Youtube. O evento virtual contará com a participação de Mãe Patrícia Adjoké, dofona de Obaluaye, pedagoga e assessora pedagógica da Coordenadoria Especial de Igualdade Racial; Sandra Haydee Petit, doutora em Ciências da Educação e professora da Universidade Federal do Ceará; e Ismael Pordeus, doutor em Antropologia e Ciências Sociais, sob mediação do secretário da Cultura de Fortaleza, Gilvan Paiva.

Festa de Iemanjá

Principal festividade do calendário de umbanda da capital cearense, a Festa de Iemanjá é registrada como Patrimônio Imaterial de Fortaleza, conforme decreto nº 14.262 de 30 de julho de 2018, publicado pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secultfor.

Neste ano, a festa, que acontece tradicionalmente na Praia do Futuro e na Praia de Iracema, não poderá ocorrer presencialmente, atendendo às recomendações do decreto publicado no Diário Oficial do Município, que determina ações emergenciais de combate à Covid-19, como o cancelamento de eventos públicos.

Serviço
Festa de Iemanjá
Quando: de terça a quinta-feira, 11 a 13 de agosto
Onde assistir: no canal do Youtube da Secultfor
Programação gratuita

Clique aqui para se inscrever para a oficina “A História da Umbanda no Ceará”

Clique aqui para a programação completa

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar