Participamos do

Festival de Cinema de Gramado retorna em edição online e na TV em setembro

Evento, um dos mais tradicionais do audiovisual brasileiro, ocorrerá entre 18 à 26 de setembro e recebe inscrições de curtas e longas-metragens
18:04 | Jul. 16, 2020
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Após anunciar a mudança de data de realização de agosto para setembro, o Festival de Cinema de Gramado se reinventa nesta 48ª edição. O evento programa para este ano uma programação online e com exibição no Canal Brasil, que acontecerá entes os dias 18 e 26 de setembro.

A decisão, mesmo exigindo adaptações e novas regras, parte do entendimento de que é necessário manter a realização de forma segura diante do cenário de pandemia do novo coronavírus. O festival é visto como importante janela para o setor audiovisual, já bastante impactado pela paralisação do setor produtivo.

“Até aqui, foram 47 edições apoiando a produção nacional, mesmo nos momentos mais difíceis, desde a valorização dos curtas, escola e porta de entrada para grandes cineastas. Mais do que nunca, é hora de honrarmos a nossa tradição e mantermos a cooperação e parceria com realizadores. Além disso, o modelo é totalmente inovador, inédito no país. É mais um desafio para Gramado, no ano em que temos novos curadores (Pedro Bial e Soledad Villamil, que passam a compor a curadoria ao lado de Marcos Santuario), equipe reduzida e patrocinadores afastados, no momento. Nosso compromisso é inovar e evoluir”, avalia o gerente de projetos da Gramadotur, autarquia municipal responsável pela realização do Festival, Diego Scariot.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Para viabilizar o novo formato, a organização buscou a parceria do Canal Brasil como exibidor das Mostras Competitivas — longas-metragens brasileiros e estrangeiros e curtas-metragens brasileiros. Além da exibição inédita, a rede de TV paga mantém a cobertura jornalística e a transmissão ao vivo da cerimônia de premiação. O conteúdo terá espaço no canal por assinatura. Os conteúdos, incluindo o Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema – Mostra Gaúcha de Curtas, ficarão ainda disponíveis por 24 horas também no Canal Brasil Play, transmitido via streaming.

A cerimônia de premiação deve acontecer no palco do Palácio do Festivais, em formato que atenda todos os protocolos de segurança à disposição em setembro.

No ano passado, o Festival de Gramado premiou o longa cearense "Pacarrete", de Allan Deberton. A obra recebeu oito kikitos, incluindo o de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro e Melhor Atriz (Marcélia Cartaxo)

Inscrições

As inscrições para a mostra competitiva de Longa-metragem Gaúcho (LMG) iniciam nesta sexta-feira, 17 de julho, e seguem até o dia 29. Com intuito de valorizar a produção do Rio Grande do Sul, o Festival de Cinema de Gramado promove desde 2018 a mostra exclusiva para títulos regionais. Os interessados devem acessar o site para mais informações. (http://www.festivaldegramado.net/)

As categorias são:
I - Melhor Filme;
II - Melhor Ator;
III - Melhor Atriz;
IV - Melhor Direção;
V - Melhor Roteiro;
VI - Melhor Fotografia;
VII - Melhor Montagem;
VIII - Melhor Direção de Arte;
IX - Melhor Música (Trilha Sonora);
X - Melhor Edição de Som (Desenho de Som);
XI - Melhor Produção Executiva.

Premiação

A categoria de Melhor Filme receberá o prêmio em dinheiro no valor de R$ 8.000,00 (oito mil reais). As demais categorias receberão o prêmio em dinheiro no valor de R$ 4.000,00 (quatro mil reais).

Serviço

Inscrições para a Mostra Competitiva de Longa-metragem Gaúcho (LMG)
Quando: a partir do dia 17 de julho
Onde: no site oficial http://www.festivaldegramado.net/

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar