Participamos do

Curso online dialoga sobre práticas afetivas de leitura com pais e profissionais

O encontro, que acontece nos dias 23 e 25 de junho, é realizado pela contadora de histórias Paula Yemanjá e pelo mediador de leitura Talles Azigon
15:38 | Jun. 16, 2020
Autor Clara Menezes
Foto do autor
Clara Menezes Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Ler é uma forma de experienciar e sentir o mundo por meio de palavras. A prática incentiva o desenvolvimento pessoal e profissional de diversas pessoas. Por isso, o curso “Percurso formativo - Práticas afetivas de leitura” tem o objetivo de dialogar com mães, pais, educadores, mediadores e leitores que podem utilizar a leitura como ferramenta de prazer e afeto.

O evento será ministrado pela contadora de histórias e educadora, Paula Yemanjá, e pelo escritor e mediador de leitura, Talles Azigon. Em quatro horas de encontro, os dois passarão por vários temas, como os conceitos básicos de leitura, o hábito de leitura, a leitura recreativa e crítica, a possibilidade de organizar situações para mediação, entre outros.

Leia também | Dia da Língua Portuguesa: bibliotecas da Prefeitura de Fortaleza indicam livros clássicos online

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“Faremos um percurso formativo que vai caminhar dentro dos conceitos de leitura. Outro ponto de partida é a bagagem que eu e Paula Yemanjá temos com projetos e práticas de mediação”, indica Talles, criador da biblioteca comunitária Livro Livre Curió.

Segundo ele, a linguagem é um fenômeno social complexo que deve ser estimulado desde a infância. “O incentivo ao prazer da leitura será fundamental para que a criança se desenvolva plenamente e possa aprender muito mais que decodificar. Ela aprende a criar sentido com os textos", explica.

Leia também | Rede de leitura Jangada Literária auxilia famílias e pequenos mercados das comunidades

A prática de acessar o mundo por meio de palavras pode ser incentivada não apenas nas escolas, mas também em casa. “Falar sobre livros e filmes, compartilhar conhecimentos sobre o mundo e como você obteve esses conhecimentos são ações que formam leitores”, demonstra Talles Azigon.

Para o profissional, estabelecer uma comunicação mais prolongada também é uma maneira de formar pessoas que leem. “Leitura é processo de criação de sentido. Se você não der sentido para suas leituras e para as leituras de seus filhos, em algum momento, o hábito pode ficar de escanteio na vida de todos na casa”, finaliza.

O curso “Práticas afetivas de leitura” custa R$ 60,00 e acontece nos dias 23 e 25 de junho, a partir das 17h30min. As inscrições podem ser feitas no Sympla.

Práticas afetivas de leitura

Quando: 23 e 25 de junho, às 17h30min
Onde: inscrições no site do Sympla
Quanto: R$ 60

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar