Porto Iracema anuncia mudanças no Laboratório de Criação; artistas fazem críticas

Em carta assinada no dia 26 de maio pelo Fórum Cearense de Teatro, Fórum de Dança do Ceará, Associação de bailarinos, coreógrafos e professores de dança do Ceará (Prodança) e Sindicato dos Músicos Profissionais do Estado do Ceará, artistas repudiaram as mudanças

O Porto Iracema das Artes anunciou mudanças relativas aos Laboratórios de Criação, principalmente em relação ao calendário e ao número de selecionados. As alterações foram criticadas por entidades representativas de artistas, que acusam a escola de faltar com o diálogo com a classe a a sociedade civil.

Em um post no Instagram e no Facebook e em uma matéria em seu site, o Porto Iracema declarou que os Laboratórios de Música, Dança e Teatro passariam a contemplar quatro projetos, e não mais cinco, mas que o valor de R$ 1 mil, que representa um aumento de 25% à 2019, seguiria mantido. Já os Laboratórios de Audiovisual e Artes Visuais permanece sem alteração. Outra mudança em pauta foi o novo calendário, que determina começo das atividade no dia 26 de outubro, uma diferença de quatro meses em relação à previsão anterior, 23 de junho, data divulgada no dia 3 de abril pela Escola

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Em carta assinada no dia 26 de maio pelo Fórum Cearense de Teatro, Fórum de Dança do Ceará, Associação de bailarinos, coreógrafos e professores de dança do Ceará (Prodança) e Sindicato dos Músicos Profissionais do Estado do Ceará, artistas criticaram as mudanças. A carta fazia um apelo ao diálogo com a classe.

A resposta veio da Secretaria da Cultura do Estado (Secult), que postou uma nota no dia 29 de maio, justificando as mudanças devido ao contingenciamento no orçamento dos equipamentos, que resultou em uma redução de 20% em todos os contratos vigentes, devido à pandemia do novo coronavírus.

“A gente entende os contingenciamentos destinados à saúde e não somos insensíveis em relação a isso, mas tudo deve ser dialogado. Se há uma justificativa pedagógica, que seja debatido”, afirma Victor Hugo Portela, integrante da diretoria da Prodança, entidade representativa da classe existente desde 2002. Entretanto, a nota não faz menção às mudanças do calendário.

Em nova carta, assinada no dia 31 de maio pelo Fórum Cearense de Teatro, Fórum de Dança do Ceará, Fórum de Arte e Cultura de Maracanaú, Associação de bailarinos, coreógrafos e professores de Dança do Ceará (Prodança) e pelo Sindicato dos Músicos Profissionais do Estado do Ceará, as instituições reiteram uma falta de diálogo em relação às mudanças.

“Todo o calendário foi feito verticalmente, só soubemos a informação via postagem no Instagram. Não houve diálogo com a classe. Semanas atrás, houve uma reunião com o Porto e eles não falaram desse assunto. Houve uma tomada de posição apartada da classe artística. Não houve comunicação direta com os inscritos, não houve um e-mail”, declara Eduardo Bruno, integrante do Fórum Cearense de Teatro.

Amaudson Ximenes, presidente do Sindicato dos Músicos, reitera a necessidade do diálogo. “O corte de verba entre as secretarias é realidade, entretanto, devem ser explicados. O que os fóruns reclamam é que não foi esgotado o assunto. Os gestores não se posicionaram como deveriam. Chamando os artistas para uma conversa mesmo que fosse no formato online. Como existe a linguagem música na escola e muitos músicos e diretores do sindicato passaram por lá, nós endossamos e assinamos a nota e esperamos que que mudanças possam acontecer”.

Resposta do Porto Iracema

Ao O POVO, O Porto Iracema das Artes afirmou que as mudanças foram publicadas nas redes sociais da Escola e em seu site institucional, e que a resposta da primeira carta foi realizada via nota da Secult. A Escola reafirma que está sempre buscando manter diálogo com toda a comunidade cearense e reitera que participou de reunião online no dia 21 de abril com integrantes do Fórum de Teatro.

Sobre o calendário, a instituição, gerida pelo Instituto Dragão do Mar, nega que possa haver mudanças. “Os ajustes do calendário da edição 2020 dos Laboratórios de Criação foram decorrentes da pandemia e do reajuste de orçamento. Ajustamos de forma a garantir a continuidade do Programa dentro das condições possíveis. Não há chance de mudança nas datas. O calendário foi ajustado nos limites das possibilidades da pandemia e do orçamento disponibilizado pela Secretaria da Cultura”, respondeu ao O POVO, em nota.

Confira trecho da nota do Porto Iracema das Artes que diz respeito ao diálogo com as classes artísticas:

A Escola Porto Iracema das Artes mantém permanente diálogo com a comunidade cearense, incluindo os artistas. Além de dar visibilidade a todas as ações da Escola por meio do site e das redes sociais, atualizados diariamente, realizamos anualmente o Projeto “Poéticas do Porto”, momento de avaliação e debate sobre os programas da Escola, ao qual convidamos alunos e ex-alunos, professores e ex-professores, além do público em geral.

Além disso, costumamos atender as solicitações de reuniões com as representações artísticas. No dia 21 de abril, por exemplo, estivemos com integrantes do Fórum de Teatro numa videoconferência, menos de 24 horas depois da solicitação da entidade.

É importante frisar que estamos sempre em diálogo com os artistas. Sempre publicizamos nossas ações de forma transparente. Nesse atual processo de seleção do Programa de Laboratórios, por exemplo, atendemos a uma solicitação dos artistas ao prorrogar o prazo inicial das inscrições, considerando o impacto causado na rotina de todos no início da pandemia. Na última segunda-feira, dia 25, novamente, de forma transparente, publicizamos os ajustes necessários para a continuidade da edição e apresentamos o novo calendário. Os dois comunicados, inclusive, foram disponibilizados para a imprensa, em releases enviados no 17 de março e no dia 25 de maio.

Quanto à primeira nota do Fórum, publicada no dia 26, nós só tomamos conhecimento dela pelas redes sociais. Não recebemos, via assessoria de comunicação, nenhum e-mail ou qualquer outra solicitação formal do Fórum naquele momento.

A "nota de repúdio" foi respondida pela Secult que é instituição do governo estadual que contrata o Instituto Dragão do Mar para gestão do Porto Iracema das Artes e, portanto, é a responsável pela disponibilização do orçamento necessário para a execução dos programas. Nada mais lógico do que a resposta vir da própria Secult, considerando que é a instituição que define os orçamentos para execução dos programas. O Povo

A Escola já deixou claras as razões orçamentárias e de contexto sanitário para a realização dos ajustes de cronograma e do número de projetos. De forma transparente e respeitosa com os que se inscreveram no processo seletivo, fizemos o anúncio em texto, via redes sociais e para a mídia. Reforçamos que os ajustes tiveram de ser realizados em função do contexto preocupante de saúde pública e de crise econômica que estamos enfrentando. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Porto iracema das Artes Laboratórios de Criação Fórum Cearense de Teatro

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar