Participamos do

Arievaldo Vianna, cordelista cearense, morre aos 52 anos

Poeta, cordelista e ilustrador, Arievaldo Vianna deixa um legado para a cultura do Estado
16:28 | Mai. 30, 2020
Autor Clara Menezes
Foto do autor
Clara Menezes Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O cordelista Arievaldo Vianna morreu neste sábado, 30, após ser internado em decorrência de uma infecção bacteriana. O artista foi um importante nome para a educação cultural e para a disseminação do cordel no Ceará.

Sua trajetória, que conta com dezenas de livros publicados e centenas de cordéis, sempre esteve ligada às lutas e às dores do povo. Com uma linguagem acessível, transmitia os saberes do Nordeste para pessoas de todas as idades.

Ao lado do irmão, poeta e dono da editora Tupynanquim, Klévisson Viana, várias obras foram lançadas. Entre os resultados da parceria entre os dois, estão “A botija encantada ou o preguiçoso afortunado”, “A moça que namorou com o bode”, “O crime das 3 maçãs” e “Rodolfo e Leocádia ou a força do sangue”.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Exemplo de seu esforço para democratizar o acesso à leitura foi o projeto Cordel na Sala de Aula, criado em 2000. A iniciativa era uma forma de usar a poesia popular como paradidático entre os alunos. Com o objetivo de incentivar a alfabetização, a ação foi adotada em diversas escolas do país. No mesmo ano, foi eleito membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel.

“Perdemos não só um grande poeta e difusor da literatura de cordel nos ambientes culturais, mas, principalmente nas escolas, promovendo nos mais diversos rincões do Brasil a promoção da leitura através da literatura de cordel. Perdemos um amigo. Celebremos sua obra poética e sua memória”, diz o secretário da Cultura do Estado, Fabiano Piúba, em nota da Secretaria de Cultura do Ceará.

No comunicado, a secretaria cita um colega de carreira de Arievaldo Vianna, Rouxinol do Rinaré. “A saudade vai ficar nos lembrando dia a dia, dos seus cordeis, dos seus causos recitados com alegria… Va em paz, poeta nobre. A Terra fica mais pobre e o ceu rico de poesia!”, escreve no tributo.

Homenagem ao cordelista

Artistas também estão prestando suas homenagens nas redes sociais. “Um dia de lágrimas, mas também de celebrar a vida e a arte de um dos grandes artistas de nosso tempo”, ressalta o poeta Mailson Furtado. O vencedor do Prêmio Jabuti de 2018 constata: “Arievaldo é/será pra sempre!”

“O grande Arievaldo Vianna, grande poeta, pesquisador, ainda um primo distante (e tão próximo) de algumas gerações - como o mesmo me disse - e um dos maiores contadores de história que conheci, nos deixa hoje”, lamenta Mailson.

O Sindicato dos Petroleiros do Ceará e do Piauí também prestou homenagens para o artista. “Ari será sempre lembrado não só pelo seu talento artístico e defesa da cultura nordestina, mas pelo seu humor”, indica o texto. Arievaldo Vianna foi funcionário do sindicato durante anos. “(Ele) deixou um verdadeiro legado de artes, charges e ilustrações na defesa da Petrobrás e dos trabalhadores brasileiros”, afirma a entidade.

O amigo e escritor Bruno Paulino lamentou o falecimento do cordelista. “Não consigo escrever muita coisa, estou sentido e choroso. Arievaldo foi um dos maiores artistas brasileiros de qualquer tempo.um João Grilo pós-moderno. Figura humana de raríssima dignidade. Que São Francisco das Chagas, possa acalentar e aquecer os nossos corações”, diz.

Em homenagem, ainda conta um pouco das histórias que compartilharam entre si. Segundo Bruno, Arievaldo foi um dos responsáveis por ajudá-lo no mercado literário. “Foi o companheiro de boêmia mais engraçado que conheci, o maior contador de causos do mundo. Por fim, foi meu parceiro em muitos projetos”, lembra. “O Arievaldo Vianna foi meu Patativa do Assaré e meu Monteiro Lobato”, indica.

 Veja mais homenagens ao artista Arievaldo Vianna:


 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar