PUBLICIDADE
NOTÍCIA

Orquestra da USP lança vídeo sobre o período da quarentena

A música pretende estimular as pessoas a terem esperança por dias melhores e manter a resistência e união no enfrentamento da pandemia

19/05/2020 19:13:59
Cada um dos integrantes gravou individualmente de suas residências
Cada um dos integrantes gravou individualmente de suas residências (Foto: Reprodução/Arquivos EDP)

A Orquestra de Câmara da Escola de Comunicações de Artes da Universidade de São Paulo (Ocam/USP) lançou um vídeo sobre o período da quarentena e a pandemia do novo coronavírus que o Mundo enfrenta. A música pretende estimular as pessoas a terem esperança por dias melhores e manter a resistência e união no enfrentamento da pandemia.

Cada um dos integrantes gravou individualmente de suas residências com ajuda de um guia de partitura digitalizada e piano. Então, o maestro Gil Jardim montou a peça, sincronizando os áudios e imagens.

Assista abaixo:


O vídeo é baseado na obra de Heitor Villa Lobos, “Trenzinho do Caipira”, e contém ilustrações do artista Gil Tokio, em referência ao momento “sombrio” vivido pela população durante a pandemia. As imagens fazem uma viagem entre o povo brasileiro, cidades, campos e florestas do País. Há também menções a obras de artistas como Luiz Gonzaga, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Milton Nascimento e Tarsila do Amaral, além de lembrar da obra do escritor e antropólogo Darcy Ribeiro.

O vídeo surgiu de um desafio sugerido pela EDP, empresa que atua no setor elétrico e patrocina a orquestra. Na gravação, é recitado um parágrafo de um livro do líder indígena, ambientalista e escritor Ailton Krenak, que conta com referências de artes brasileiras e traz uma mensagem de luta a favor do povo brasileiro, com a sua diversidade étnica e cultural.

Miguel Setas, presidente da EDP, afirma que o vídeo é “um hino de fé, coragem e união” para o momento de luta contra a Covid-19. Ele reconhece a peça audiovisual como uma homenagem à música, à literatura, às artes nacionais e à diversidade do povo brasileiro, unidos em luta contra o coronavírus.