Participamos do

Benjamin Moser, biógrafo de Clarice Lispector recebe Prêmio Pulitzer de 2020; confira vencedores

Autor da biografia de Clarice Lispector, americano Benjamin Moser venceu o Prêmio Pulitzer pela publicação "Sontag - Vida e obra". Equipe fotográfica da Reuter também venceu premiação
13:15 | Mai. 05, 2020
Autor Lillian Santos
Foto do autor
Lillian Santos Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Uma das mais importantes premiações jornalísticas do mundo, o Prêmio Pulitzer anunciou a lista de vencedores de 2020 na segunda-feira, 4. Entre os vencedores Benjamin Moser, historiador americano e biógrafo de Clarice Lispector, ganhou o Prêmio Pulitzer de 2020, na categoria Biografia pela publicação "Sontag - Vida e obra", livro sobre a escritora e intelectual Susan Sontag - ativista americana que teve sua trajetória marcada pela defesa pelos direitos humanos. .

Leia maisAmazon disponibiliza 50 mil livros para baixar de graça

Lançado em 2019, "Sontag - Vida e obra" retrata a história da americana, considerada uma das intelectuais mais importantes do século XX. Nascida no ano de 1933, nos Estados Unidos, Susan Sontag faleceu em 2004, aos 71 anos de idade. Ativista dos direitos humanos, a escritora teve sua vida marcada pela arte e política, feminismo, vícios e sexualidade que são retratadas com “genialidade e a humanidade” na biografia produzida por Benjamin.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Leia maisLivraria Lamarca realiza entrega de livros com frete grátis

Na lista de vencedores do Prêmio Pulitzer de 2020, a biografia "Sontag - Vida e obra" é descrita como uma “obra construída com autoridade (...) que captura a genialidade e a humanidade do escritor, juntamente com seus vícios, ambiguidades sexuais e entusiasmos voláteis” (em tradução livre). O livro de Benjamin Moser teve edição publicada no Brasil pela Companhia da Letras e pode ser adquirida pela Amazon, com valor a partir de R$ 61,53.

Lançado em 2009, originalmente com o título “Clarice,” a edição atual da biografia produzida por Benjamin Moser também pode ser adquirida pela Amazon, com o título “Clarice - Uma biografia”. No ano do centenário da escritora, o Festival Digital do Livro promoveu o evento virtual em homenagem à Clarice Lispector

Entre os outros vencedores do Pulitzer, o americano Colson Whitehead venceu pela segunda vez na categoria Ficção, com o livro "O reformatório Nickel". A publicação teve edição brasileira pela Harper Collins Brasil e conta sobre os crimes cometidos contra negros em um centro juvenil da Flórida, nos Estados Unidos. O livro pode ser adquirido pela Amazon, com valor a partir de R$ 35,91. Em 2017, Colson Whitehead recebeu seu primeiro Prêmio Pulitzer com o livro "The underground railroad: Os caminhos para a liberdade", também na categoria Ficção. 

Leia maisEmpresa disponibiliza gratuitamente livros didáticos para professores e alunos do Ensino Fundamental

Na categoria Melhor Fotografia, a equipe fotográfica da Reuters recebeu o prêmio por seus trabalhos na cobertura dos protestos em Hong Kong, em 2019, quando mais de 800 mil cidadãos chineses lutavam contra a violação da liberdade e autonomia da região.

Para conferir a lista completa dos vencedores do Prêmio Pulitzer de 2020, clique aqui.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar