Participamos do

Com cearenses, prêmio de literatura Oceanos 2020 divulga selecionados da 1ª etapa

Com 1.872 obras inscritas, bate recorde de inscritos. Entre os 88 jurados, quatro são cearenses
20:57 | Abr. 16, 2020
Autor Natália Coelho
Foto do autor
Natália Coelho Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Oceanos - Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa divulgou nesta quinta-feira, 16, a lista dos selecionados da primeira etapa da edição de 2020. O concurso bateu o recorde no número de concorrentes, com 1.872 obras, cerca de 400 a mais que a edição anterior. O prêmio, promovido pelo Itaú Cultural, será composto por três etapas e, ao final, premiará três vencedores.

Divididas em categorias de poesia, romance, conto, crônica e dramaturgia, as obras pertencem a escritores de 11 nacionalidades diferentes, sendo cerca de 84% dos autores brasileiros.

Ainda não há divisão por estados na lista divulgada pelo Prêmio, mas é possível identificar cearenses marcando presença, como a escritora Nina Rizzi, que participa na categoria Poesia com o seu livro Sereia no Copo D’água, o contista Marco Severo, com seu texto Se eu te amasse, estas são as coisas que eu te diria, e Tércia Montenegro, com o romance Em Plena Luz.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

E para além do Estado, outros autores conhecidos integram a lista, como Mia Couto, que participa com a crônica O universo num grão de areia. O autor é um dos dez moçambicanos selecionados na primeira etapa. A lista também conta com 156 portugueses, 11 angolanos, sete cabo-verdianos, dois argentinos, um austríaco, quatro espanhóis, dois uruguaios, um peruano e um beninense.

Quatro dos 88 jurados são cearenses: Everardo Norões, Maria Nilda, Sidney Rocha e Socorro Acioli.

Segundo a professora e escritora Socorro Acioli, a lista dos autores reflete a produção de um ano na língua portuguesa, podendo, assim, vir a ser objeto de estudo. “É uma experiência importante, tanto como autora quanto como professora, poder enxergar a produção de um ano inteiro na língua portuguesa, ver os temas que têm aparecido mais, os estilos recorrentes, quais são as preocupações do escritor contemporâneo…”, explica a professora, conhecida no cenário nacional por seus livros, como A Bailarina Fantasma.

Sobre os critérios, Socorro afirma que sempre busca compreender o projeto literário do texto e se há um conhecimento profundo sobre ele. “Em geral, o critério mais importante que eu considero é perceber se o autor tem uma voz própria e se ele tem o que dizer. Se aquela obra vem de dentro do autor”.

O prêmio está sendo realizado inteiramente de forma virtual, a fim de seguir as normas de segurança contra a transmissão do novo coronavírus.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar