Participamos do

Exposição de Sandra Cinto ganha formato virtual

Em versão especial para visita on-line, a mostra Das Ideias na Cabeça aos Olhos no Céu estará disponível a partir de quinta-feira, 9
20:10 | Abr. 06, 2020
Autor Clara Menezes
Foto do autor
Clara Menezes Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Trinta anos de trabalho da escultora e pintora brasileira Sandra Cinto estarão expostos virtualmente no site do Itaú Cultural a partir da próxima quinta-feira, 9. A mostra Sandra Cinto: das Ideias na Cabeça aos Olhos no Céu era, inicialmente, em formato presencial. Com a programação suspensa devido à pandemia do novo coronavírus, o material foi adaptado para a internet.

Com uma câmera de 360 graus, o visitante pode se mover livremente pelos espaços. Em cinco minutos de vídeo, é conduzido pelas divagações da própria artista. Ela comenta sobre processo e poética dela própria, fazendo referências com as obras autobiográficas. "Penso que o desenho é a linguagem principal na minha obra", diz.

Para Sandra, realizar um trabalho que precisa de tempo é nadar contra a corrente do dia a dia. "Tempo é uma das coisas mais preciosas que temos. O que nós fazemos com o que nós temos de mais precioso?", indaga. Por meio de seus pensamentos, propõe a quem escuta e vê uma viagem na própria subjetividade.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Esse processo de manter uma perspectiva própria da visita foi uma das preocupações durante a adaptação. "O visitante acompanha enquanto escuta. Ele pode escolher um caminho, olhar de perto algo mais específico. Isso é muito interessante. Não é só uma visualização passiva", afirma Sofia Fun, gerente do Núcleo de Artes Visuais do Itaú Cultural.

A exposição, que se manteve menos de uma semana no espaço físico devido ao cancelamento das atividades, já tinha material para produzir uma experiência on-line. "A gente sempre faz um bom trabalho de registro e de documentação ao longo do processo de preparação. Tivemos vários encontros com a artista. O instituto tem trabalhado com diferentes tecnologias. É uma forma de oferecer essa exposição seja porque fechou, seja porque alguém não tem como vir a São Paulo", diz.

Neste movimento de adaptar a linguagem para a internet, Sofia Fun acredita que a cultura continua sendo importante na vida da população. "A cultura faz parte de uma construção de identidade. Sem perceber, a gente consome cultura. Estar olhando e produzindo é uma resposta de que a gente acredita nessa conexão entre as pessoas", considera.

Para saber mais sobre a artista Sandra Cinto, o Itaú Cultural ainda disponibilizou cadernos didáticos aprofundados. Inicialmente destinado aos professores, esse conteúdo está na plataforma para todos acessarem durante o período de isolamento contra o coronavírus.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar