Participamos do

Companhias de teatro e de circo oferecem conteúdos artísticos online

Coletivos e escolas estão disponibilizando aulas e apresentações por meio da internet durante o período de contenção da disseminação do novo coronavírus
22:21 | Mar. 26, 2020
Autor Clara Menezes
Foto do autor
Clara Menezes Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Nesta sexta-feira, 27, o Dia Nacional do Circo e o Dia Mundial do Teatro são comemorados. A celebração dos artistas que trabalham com esses espetáculos, porém, teve de ser diferente esse ano. Com as medidas de prevenção ao novo coronavírus, as apresentações presenciais em Fortaleza foram canceladas. Isso não impediu diversos profissionais de continuarem disseminando a arte por meio das redes sociais.

“A arte é o alimento da alma. Nesse momento que a gente só tem escutado notícias tão ruins, existe uma necessidade de falar de arte, de ver com outros olhos esse período difícil”, afirma André Gress, diretor da The Biz, que lançou programação exclusiva para as redes sociais. No Instagram, são feitas entrevistas com profissionais, aulas de história do teatro musical e shows de talentos. Ainda é possível assistir a um espetáculo autoral ao vivo toda quinta-feira.

​Para o público externo, a escola disponibiliza diariamente aulas curtas de performance teatral, canto e dança. “Agimos rápido porque acreditamos que essa situação ainda vai demorar para passar. Fizemos isso para que os alunos e outras pessoas possam produzir e transformar a energia em alguma coisa”, diz. Os alunos da escola já estão realizando tudo por meio de uma plataforma online. De acordo com ele, este momento é ainda mais importante continuar investindo em arte, assim como em outros âmbitos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Esse movimento de incentivo do meio artístico está acontecendo por todas as partes. O Cangaias Coletivo Teatral, por exemplo, também já está buscando a conexão — inerente ao meio artístico — no virtual. Em seu canal do Youtube, estão disponibilizadas diversas peças autorais para todos os públicos, do adulto ao infantil.

O grupo, que estava no meio de uma temporada, teve de suspender atividades locais. Mas as aulas de seu curso e as reuniões sobre conteúdos para próximos espetáculos continuam. Pretendem também produzir novas publicações para as redes sociais. “Pensamos em algumas alternativas, mostrar alguns fragmentos dos espetáculos. Tentamos, dentro desse caos, encontrar algumas brechas e saídas para continuar. Estamos nos organizando para começar próxima semana, por live, um projeto de leitura dramática”, disse o ator e diretor do coletivo, Luis Carlos Shinoda.

O show tem de continuar

O bordão dos artistas é utilizado em muitos momentos, inclusive agora, durante o período de contenção da disseminação do novo coronavírus. Exemplo disso é que o Quintal Aéreo, local de formação, criação e difusão artística com aulas de circo, encontrou maneira de manter a rotina adaptada.

“Continuamos as aulas via Skype. Então, a gente está trabalhando mais alongamento físico. Para os alunos que não puderam participar, começamos a juntar esse trabalho e acervo produzido internamente”, conta a gestora e diretora Gabriela Jardim. Para isso, utilizam de recursos extras para simular determinados exercícios. “Estamos fazendo métodos criativos para o corpo não parar”, afirma.

Manter o incentivo à performance, porém, é extremamente importante. Por isso, divulgaram em suas redes sociais alguns exercícios circenses para acompanhar.

 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 

A post shared by Quintal Aéreo (@quintalaereo) on

Outra iniciativa é a do Sistema Fecomércio do Ceará (Sesc), com a campanha Tudo em Casa, que todos os dias libera apresentações, cursos e tutoriais. A partir desse apoio, artistas circenses e teatrais mostram suas artes. Uma das companhias artísticas que estão participando é o Laguz Circo.

Agora, postam um vídeo ensinando algumas práticas de acrobacia para os espectadores. “Várias companhias que a gente vinha acompanhando estavam fazendo online. Foi uma forma de os artistas não pararem, fazerem arte e continuarem trabalhando”, diz o responsável Felipe Abreu Pereira. Ele, juntamente com sua mulher, Ronina Sanchez, dão cursos curtos em formato de live no Instagram.

Para ele, essas publicações são um apoio de via dupla. O artista, preocupado por depender do contato com o público, tem onde propagar seu conteúdo. O público, que são as pessoas em casa, pode seguir, se entreter e manter um vínculo com arte mesmo distante.

 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 

A post shared by Laguz Circo (@laguzcirco) on

 

Conheça as companhias

The Biz Arts
@thebizarts
Mais informações: (85) 3051.0130 / 99912.9505

Cangaias Coletivo Teatral
@cangaiascoletivoteatral
Mais informações: (85) 98838.2765 / 99606.4124

Quintal Aéreo
@quintalaereo
Mais informações: (85) 99613.2857

Laguz Circo
@laguzcirco
Mais informações: (85) 99973.9981

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar