Leilão com obras de Fagner, Belchior e outros artistas cearenses ocorre em Fortaleza
As mais de 60 obras estarão expostas para visitação no Shopping Benfica a partir desta terça-feira, 10. Leilão ocorre na quinta, 12, às 19 horas

Atualizado às 10h10min de 10 de março de 2020
Um leilão beneficente com mais de 60 obras de arte e itens pessoais de nomes que marcaram a história do Ceará será destaque em Fortaleza. Os objetos estarão expostos a partir desta terça-feira, 10, no Shopping Benfica, local onde acontecerá o leilão. Evento é iniciativa do movimento Crítica Radical, e conta com obras de Fagner, Belchior, Falcão, Zé Tarcísio, Emília Porto, Adísia Sá e outras personalidades. Leilão ocorre na quinta-feira, 12, às 19 horas.
Rosa da Fonseca, integrante do Crítica Radical, explica que o intuito do leilão beneficente é arrecadar recursos para projetos do movimento, principalmente o sítio “Brotando a Emancipação”. “O sítio é uma experiência de nova relação social, humana e com a natureza. Lá, produzimos alimentos e outros bens necessários à vida sem a mediação do dinheiro. Não vendemos nada, é tudo compartilhado. Embora o objetivo seja pensar uma experiência prática fora do capitalismo, ainda estamos dentro dessa relação. Então precisamos de recursos para impulsionar o projeto”, contextualiza. O espaço tem endereço no município de Cascavel e está em funcionamento há seis anos.
Os itens foram doados por artistas e colecionadores. Dentre as obras, há uma xilogravura assinada por Fagner, um retrato de Drummond feito por Belchior e também a letra de “Mucuripe” manuscrita por ele, por sobre uma ilustração de Audifax Rios. Vando Figueiredo, Maurício Cals, Izidoro, Mano Alencar, Narcélio Grud, Walter Monte, Francisco Bandeira, Murilo Teixeira e José Fernandes também são nomes com obras expostas no leilão.
Sem valor inicial, o evento será guiado pelo leiloador Eduardo Sidney. Ao final do leilão, os maiores valores sugeridos para as obras serão avaliados pela comissão organizadora e pelos artistas envolvidos. Se a oferta for aceita, o interessado leva a peça pelo valor que sugeriu. “Todos os lances serão condicionais. As ofertas serão analisadas para decidir se serão aceitas ou não. Como o leilão é solidário, optamos por fazer desta forma em respeito aos artistas”, explica o leiloador.
Serviço
Leilão com obras de artistas cearenses
Quando: quinta-feira, 12, às 19 horas
Onde: Teatro Shopping Benfica (avenida Carapinima, 2200 - Benfica)
Acesso gratuito