Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Capital comemora o Dia do Samba com festa de 300 sambistas

O ‘Fortaleza Cidade do Samba’’ acontece no próximo dia 30, com mais de 10 horas de festa no Mercado dos Pinhões
12:48 | Nov. 29, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Dia Nacional do Samba, celebrado em dois de dezembro, será comemorado com antecipação na Capital. O projeto “Fortaleza Cidade do Samba”, que chega à sua quinta edição, vai reunir cerca de 300 sambistas neste sábado, 30, em uma festa que vai durar mais de 10 horas. Acontecendo no Mercado dos Pinhões, Centro da Cidade, a comemoração terá início a partir das 13 horas e será gratuita.

A organização do evento vai trazer o sambista Zé Katimba como convidado nacional.“É um prazer trazer o Zé e ao mesmo tempo uma grande responsabilidade. Vai ser lindo demais”, afirma Michele Militão, uma das idealizadoras do projeto. Ela pontua ainda que o evento é importante para prestigiar a “força do Samba na cidade da luz”, reforçando a “certeza de que este ritmo veio para ficar”.

Zé Katimba é fundador da escola Império Leopoldinense (RJ). Compositor de sambas de enredo brasileiro, ele é considerado um dos criadores da versão moderna do gênero. Suas composições já foram cantadas por nome como Martinho da Vila, Zeca Pagodinho, Emílio Santiago, Elimar Santos e Alcione.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Além do sambista também será possível prestigiar o batuque de grupos locais como: Um Samba Pro Seu Zé, SambaDelas, Samba do Reduto e o Cortejo Samba pra Sambista, formado pelo bloco Sambamor recebendo o movimento Cuícas do Ceará, Bloco Dragões do Ritmo, Rei Momo e Gil Baratha.

Madrinha do SambaDelas, Marilene Sales destaca que o grupo, formado só por mulheres, nasceu há três anos, no Dia Nacional do Samba. O fato, segundo ela, reforça a resistência do grupo dentro do ritmo. “Antes nós tínhamos uma mulher cantando e homens tocando. Hoje nós tocamos e cantamos”, orgulha-se. O grupo, destaque no cenário local, se apresenta no evento com mais de 15 participantes, resgatando músicas do samba raiz.

A programação conta também com uma feira gastronômica e criativa, acontecendo no entorno do Mercado dos pinhões.

Programação:

14 horas – Um Samba Pro Seu Zé

15h30min – Samba do reduto do Zé Bezerra

16h30min – Cortejo Samba pra Sambista. Bloco Sambamor recebe Movimento Cuícas do Ceará, Bloco Dragões do Ritmo e Rei Momo Gil Baratha e Corte

17h30min – SambaDelas

19h30min – Roda do DTF

21 horas – ECCO'S recebe Zé Katimba

 

 

Serviço:

Dia Nacional do Samba no Mercado dos Pinhões

Quando: sábado, 30, a partir das 13 horas

Onde: Mercado dos Pinhões (Praça Visconde de, Praça Pelotas, S/N - Centro)

Outras informações: (85) 3105 1386

Gratuito

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar