Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Salas de cinema serão instaladas nos sete terminais de Fortaleza

Salas devem ser implantadas até junho de 2020. Nesta terça e quarta, o projeto tem apresentação simbólica na Praça do Ferreira com exibição gratuita de filmes
19:43 | Nov. 18, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza lançou nesta segunda-feira, 18, o Projeto Cinema nos Terminais. Proposto pelo vereador Professor Evaldo (PCdoB), o programa tem previsão de implantar salas de cinema em todos os terminais da Capital - Antônio Bezerra, Conjunto Ceará, Lagoa, Messejana, Papicu, Parangaba e Siqueira - entre abril e junho de 2020.

A estrutura terá ar-condicionado e funcionará entre 13h e 21 horas, diariamente. O acesso será gratuito para passageiros com Bilhete Único e o tamanho das salas irá variar de acordo com o tamanho dos terminais e a quantidade de cinemas pela região, podendo ter entre 26 e 46 lugares. 

O projeto foi sancionado pelo prefeito Roberto Cláudio (PDT), que explicou que o projeto deve realizar parcerias com editais de escolas de formação, como o Vila das Artes, os Cucas, a Casa Amarela, o Porto Iracema das Artes e outros locais com escolas de audiovisual. O prefeito também indicou a necessidade do cinema nos terminais para reafirmação da identidade fortalezense. "Nós cremos que investir em cultura é investir na identidade da cidade. Independente da posição do Governo Federal atual, sempre acreditamos que a cultura é uma das formas de valorizar nossa história, nossos equipamentos", ressaltou.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A programação, decidida por uma curadoria, irá variar entre longas e curta metragens - para se adequar ao tempo que o público passa nos terminais -, nacionais e estrangeiros, de circulação comercial e independentes. "Queremos fazer com que o Cinema nos Terminais seja uma rede que possa articular com o cinema comercial e com a oportunidade de ver curtas e documentários. Para formar plateia e democratizar o acesso do cinema", explicou o secretário de Cultura do Município, Gilvan Paiva.

Até junho, também deverão ser instaladas duas salas de cinema itinerantes que vão percorrer os bairros de Fortaleza.

Exibição gratuita na Praça do Ferreira

Para o lançamento do projeto, a Prefeitura oferece a exibição de filmes gratuitamente em estrutura na praça do Ferreira nesta terça, 19, e quarta-feira, 20. A ideia é simular a estrutura que será implantada nos terminais.

O filme "O Shaolin do Sertão" abre o projeto, sendo o primeiro filme a ser exibido na estrutura. O diretor, Halder Gomes, ressalta que abrir um cinema em um local que não se relaciona com a atividade é um passo "ousado e inovador". "É um encontro importante e necessário. E abrir com o 'Shaolin do Sertão' é muito simbólico, porque é um filme que é a nossa cara, nossa identidade. O Ceará é um lugar de vanguardas sempre: a teoria de Relatividade foi provada aqui, a libertação dos escravos começou por aqui. Quando o Brasil engata a quinta de ré, o Ceará já engatou a sexta para frente", declarou, em entrevista, ressaltando a representatividade do cinema.   

Filmes na Praça do Ferreira 

Quando: terça, 19, e quarta, 20, a partir das 13 horas

Onde: Praça do Ferreira (rua Floriano Peixoto - Centro)

Programação:

Terça-feira (19/11)

13h - O Shaolin do Sertão

14h50min - Homem-Aranha: De volta ao Lar

17h13min - Minha Mãe é uma Peça 2

Quarta-feira (20/11)

13h - Shazam

15h22min – O Rei Leão. 

 

Você também pode gostar:

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar