Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Ceará recebe Festival Internacional de Circo com programação gratuita

Em Fortaleza, as apresentações acontecem entre esta terça-feira, 12, e o próximo domingo, 17
15:38 | Nov. 11, 2019
Autor O Povo
Foto do autor
O Povo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A magia do circo chega ao Ceará em novembro. Começa na terça-feira, 12, o 6º Festival Internacional de Circo do Ceará, com espetáculos em cinco cidades do Estado. Em Fortaleza, mais de 80 apresentações gratuitas serão realizadas até o próximo domingo, 17, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, no Porto Dragão, Theatro José de Alencar, Centro Cultural Bom Jardim e no Circo Escola do Conjunto Palmeiras.

Ao todo, 40 atrações - entre nomes locais, nacionais, internacionais - se apresentam no festival. Depois de Fortaleza, o evento segue para Aracati, de 15 a 16; Paracuru, de 19 a 21; São Gonçalo do Amarante, de 22 a 23, e Itapipoca, no dia 24. A abertura acontece nesta terça, às 8 horas com o II Seminário Ensino de Artes Circenses: Experiências de Vivência, Gestão e Memória, na Vila das Artes (inscrições encerradas).

Artista Valery apresente o número de arco e flecha
Artista Valery apresente o número de arco e flecha (Foto: Divulgação )

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Dentre as atrações, sete são internacionais, com artistas da Bélgica, Uruguai, Colômbia e Chile também estão entre as atrações. Um dos destaques é o ator e luthier argentino Salvador Trapani, que faz uma viagem sonora em “La Royalle”, em que transforma torneiras, latas, cordas e ferramentas em instrumentos musicais. A companhia Fuoco di Strada vem do México para apresentar “La Família Pastel”, que fala sobre família.

O festival conta também com 12 companhias nacionais, além de artistas circenses do Ceará. O grupo La Mínima, de São Paulo, apresenta o espetáculo “Reprise”. Nele, dois palhaços são contratados como atração no mesmo local e decidem atuar juntos após inúmeras tentativas frustradas de superar um ao outro. Também é destaque o Palhaço Klaus, com “Animo Festas”, que inverte o protótipo do palhaço na figura do homem solitário em busca da sobrevivência.

Do Ceará, entra em cena o Mestre da Cultura Pimenta, mais antigo palhaço em atividade no Estado. O artista apresenta o espetáculo “Do Tradicional ao Contemporâneo”. Companhias como Laguz Circo, com Se disse de mí”, e K’Os Coletivo, com “Guerra de Cup&Cake” e Cia Carroça de Mamulengos, com “A Ópera de uma família brincante”, também estão entre os participantes locais.

Lançamentos de livros

Na quinta-feira, 14, acontece o primeiro Encontro de Bufonaria, às 14 horas, no auditório do Porto Dragão. No encontro, serão lançados os livros “Os Bufões estão de volta”, de Alysson Lemos, e “Repetir até ficar diferente”, de Samara Garcia.

Serviço 

6º Festival Internacional de Circo do Ceará

Quando: 12 a 24 de novembro

Onde: Fortaleza, Paracuru, Aracati, Itapipoca e São Gonçalo do Amarante

Gratuito

Programação completa: Festival de Circo do Ceará

 

Você também pode gostar:

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar