Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Espaços de Fortaleza comemoram o Dia Nacional da Cultura com programação nessa semana

Porto Iracemas das Artes, Theatro José de Alencar e Dragão do Mar são alguns dos espaços que celebram o Dia Nacional da Cultura, comemorado nesta terça, 5
14:20 | Nov. 05, 2019
Autor O Povo
Foto do autor
O Povo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Nesta terça-feira, 5, se comemora o Dia Nacional da Cultura. A data é celebrada em diversos espaços de Fortaleza, com programação diversa que se estende ao longo desta semana de novembro. Festas, shows, gastronomia, espetáculo e outras atividades compõem roteiro cultural.

Com Vanessa da Mata, Pabllo Vittar, exposições e festivais, confira agendão cultural de novembro em Fortaleza

A partir desta sexta-feira, 8, até o domingo, 10, acontece a 1º Virada Cultural em Fortaleza, com mais de 40 horas de programação ininterrupta no Centro da Cidade. Começa às 18 horas da sexta, com o Festival da Buchada no Mercado São Sebastião. Praça do Ferreira, Praça dos Leões, Mercado dos Pinhões, Teatro São José e o Polo dos Queijos (Raimundo dos Queijos) são alguns dos espaços que também recebem o evento gratuito neste final de semana.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Maior buchada do mundo será exposta em festival no Mercado São Sebastião

No Theatro José de Alencar serão cinco dias de programação gratuita, a partir desta terça-feira, 5, até o sábado, 9. As atividades acontecem em diversos espaços do equipamento, contando o palco principal, pátio, foyer e jardim, além do Teatro Morro de Ouro, anexo ao TJA.

Confira roteiro 

Porto Iracema das Artes

O destaque da semana no Porto de Iracema é o Encontro Urgente, programação especial que dá continuidade à campanha “NordesteUrgente – SOSPraiasNordeste”. A atividade acontece nesta terça-feira, 5, com debate, performance, projeção de fotos, pocket show e outras ações, a partir das 16 horas. Encontro aborda contexto de mobilização em torno do desastre socioambiental que atinge a região Nordeste nos últimos meses.

No mesmo dia, o Porto lança o Plânctons – Núcleo de Formação em Música Eletrônica, com atividades formativas nas áreas da música eletrônica. Nesta terça, das 15h às 18 horas, acontece a oficina "Convergência: Uso de soft e hardwares em diversos gêneros musicais". Serão 20 vagas por ordem de chegada.

Quando: terça-feira, 5, a partir das 15 horas

Onde: Porto Iracema das Artes (rua Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)

Gratuito

1º Virada Cultural

A 1º edição da Virada Cultural acontece entre sexta, 8, e domingo, 10, com programação no Centro da Cidade. O festival deve se concentrar no Centro de Fortaleza e a programação conta com mais de 40 horas de ações culturais em diversos espaços da Cidade. Entre a programação, inclui-se um festival de buchada, shows gratuitos e intervenções de várias linguagens. (Confira programação completa).

Quando: de sexta, 8, a domingo, 10 

Onde: Centro de Fortaleza

Gratuito

Espetáculo "Rosa Escarlate", nesta terça, às 18 horas, no pátio do TJA
Espetáculo "Rosa Escarlate", nesta terça, às 18 horas, no pátio do TJA (Foto: Tim Oliveira/Divulgação )

Theatro José de Alencar

O Theatro José de Alencar deve promover cinco dias de programação gratuita, de terça-feira, 5 a sábado, 9. As atividades acontecem em diversos espaços do equipamento, entre o palco principal, pátio, foyer e jardim, além do Teatro Morro de Ouro, anexo ao TJA. No sábado, o palco principal do TJA recebe o concerto “Pop Rock in Concert”, com a Banda Sinfônica da Universidade Federal do Ceará (BSUFC), às 17 horas. Às 18h30min, no Teatro Morro do Ouro, haverá o espetáculo circense “Diabéisso?”.

Quando: de terça, 5, a sábado, 9, a partir das 9 horas

Onde: diversos espaços do Theatro José de Alencar (rua Liberato Barroso, 525 - Centro)

Gratuito

Centro Cultural Dragão do Mar

Mais de 30 atrações passam pelo Dragão do Mar em novembro, com shows diversos que incluem Pabllo Vittar e Luísa Sonza (30 de novembro). No sábado, Isabella Taviani e Gilmar Nunes se apresentam no Projeto Duetos, às 21 horas. Além disso, na sexta-feira, 8, começa o For Rainbow no Cinema do Dragão.

Quando: sábado, 9, às 21 horas

Onde: Anfiteatro do Dragão do Mar (rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema)

Ingressos: R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia)

Vendas: bilheteria do local

Biblioteca Pública Infantil Herbênia Gurgel

A Biblioteca Pública Infantil Herbênia Gurgel conta com programação infantil gratuita e semanal. Neste Dia Nacional da Cultura, o equipamento inaugura o espaço Cordelit, destinado a cordéis literários. Evento conta com a presença de Ivonete Cordelista.

Quando: terça-feira, às 15 horas

Onde: Biblioteca Pública Infantil Herbênia Gurgel (Rua 531, nº 25 - 2ª Etapa do Conjunto Ceará)

Gratuito

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar