Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Minimuseu Firmeza celebra centenário de artista Estrigas com um mês de programação

De 19 de setembro a 18 de outubro, espaços da Cidade recebem programação para celebrar 100 anos do nascimento do artista
10:47 | Set. 11, 2019
Autor Natália Coelho ESPECIAL PARA O POVO
Foto do autor
Natália Coelho ESPECIAL PARA O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Por baixo das árvores, por entre um jardim no bairro Mondubim, foi criado por Estrigas e Nice Firmeza o MiniMuseu Firmeza, espaço de memória, encontros, trocas e arte. 

Para celebrar o centenário do artista Estrigas, nome artístico de Nilo Firmeza, o MiniMuseu Firmeza, em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado (Secult), organiza um mês de programações para relembrar a vida, a obra e o legado do artista cearense. O evento ocorre de 19 de setembro a 18 de outubro no espaço do museu e em outros equipamentos públicos da Cidade e conta com debates, exposições - como a “100 Estrigas”, no Museu de artes das UFC -, entrega de diplomas para artistas cearenses, entre outras atividades.

Ao lado de sua companheira de vida e arte, Nice Firmeza, Estrigas fundou o espaço em 1969 em sua própria residência, o querido sítio no bairro Mondubim. Além de um acervo de artes plásticas no Ceará, o museu atuava e ainda atua como espaço afetivo onde a arte e a natureza convivem em harmonia e por vezes se misturam. Ao lado da casa-museu, um baobá é um exemplo dessa conexão. A árvore será inclusive objeto-símbolo de uma das programações da celebração, no dia 28 de setembro, às 13 horas, em que rodas de bordado e apresentações artísticas tomam lugar no museu.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Composto por mais de 500 obras, entre pinturas, desenhos e esculturas, de diferentes artistas, incluindo Estrigas e Nice Firmeza, o museu opera há 40 anos em Fortaleza e pretende funcionar como ponto de encontro e de troca artística.

Dentista por formação e artista por vocação, Estrigas nasceu em 19 de setembro de 1919. Nos seus 60 anos de trabalho com a arte, alcançou relevância local e nacional, tendo sido um dos principais participantes da Sociedade Cearense de Artes Plásticas (SCAP). O artista faleceu com 95 anos de idade, em outubro de 2014. 

Serviço:

100 anos de Estrigas no MiniMuseu Firmeza

Quando: de 19 de setembro a 18 de outubro

Onde: Minimuseu Firmeza (via Férrea, 259 - Mondubim), Mauc - UFC (avenida da Universidade, 2854 - Benfica), Sobrado Dr. José Lourenço (rua Major Facundo, 154 - Centro), Porto Iracema das Artes (rua Dragão do Mar, 160 - Praia de Iracema)

Gratuito

Programação:

19/9

18h30min – Abertura da exposição “100 Estrigas” em cartaz no Mauc - UFC que segue em cartaz até 18 de outubro, e entrega de Diplomas Estrigas, homenagem a personalidades da cultura cearense

20/9

9h - Abertura de nova exposição do artista e professor de artes visuais Leo Lima, no MiniMuseu Firmeza, que segue em cartaz até 20 de outubro.

21/9

10h – Café do Zé especial, homenagem ao centenário de Estrigas, no Sobrado Dr. José Lourenço 

26 e 27/9

15h – Ciclo de palestras no O Porto Iracema das Artes. No dia 26/9, a escritora Ângela Gutiérrez aborda o tema “Estrigas e Nice no território mítico do Mondubim e nas Artes do Ceará” e o pesquisador Gilmar de Carvalho fala sobre o “Estrigas Centenário”. No dia 27/9, acontecem as palestras “Estrigas, o crítico de arte”, com o professor Auto Filho; “Minimuseu Firmeza: formação e permanência de um acervo”, com a historiadora Paula Machado; e “O Minimuseu Firmeza como bem cultural”, com a pesquisadora Olga Paiva.

28/9

9h às 13h – “O Baobá apresenta”, programação afetiva e celebrativa com rodas de bordado, artes plásticas, visitas guiadas e apresentações artísticas no antigo sítio e ateliê de Nice e Estrigas, no MiniMuseu Firmeza.

Você também pode gostar:

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar