PUBLICIDADE
VidaeArte
CINEMA

Confira 15 curiosidades sobre o Oscar

Entrega das estatuetas é na noite deste domingo, 24

24/02/2019 14:32:51
Curiosidade bônus: Desde sua inauguração em 2001, o Dolby Theatre é palco da premiação. (Foto: Reprodução/ Academy Awards)
Curiosidade bônus: Desde sua inauguração em 2001, o Dolby Theatre é palco da premiação. (Foto: Reprodução/ Academy Awards)

Neste domingo, 24, a premiação criada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas chega à 91ª edição. Aguardando pelos resultados da noite, O POVO Online listou 15 curiosidades sobre o prêmio cinematográfico mais badalado de Hollywood.

Confira a seguir:

CATEGORIAS | Em sua primeira edição, foram premiadas 12 categorias. Neste ano estivemos perto da criação de uma nova categoria: Melhor filme popular. Depois do recuo da Academia, continuam 24.

PRIMEIRA ESTATUETA | A Academia surgiu em 1927 e com ela a icônica estatueta. O diretor de arte da MGM, Cedric Gibbons, desenhou um cavaleiro parado sobre um rolo de filme segurando a espada de um soldado das Cruzadas. 

5 RAIOS | O rolo de filme apresenta cinco raios, simbolizando os cinco ramos originais da Academia: atores, diretores, produtores, técnicos e escritores.

MEDIDAS | Embora a estatueta permaneça fiel ao seu design original, o tamanho da base variou até 1945, quando o padrão atual foi adotado. Hoje, elas medem 43 cm, pesam quase 4 quilos e são feitas de bronze banhado a ouro 24 quilates.

DUBLÊS | Devido a uma escassez de metais durante a Segunda Guerra Mundial, durante três anos, os prêmios foram feitos de gesso pintado. Após a guerra, a Academia convidou os premiados para trocarem as figuras de gesso pelas de metal banhado a ouro.

NOME | Oficialmente nomeado Academy Award of Merit (Prêmio da Academia de Mérito), as origens do nome Oscar não sejam claras. Uma história popular conta que, ao ver o troféu pela primeira vez, Margaret Herrick, então bibliotecária da Academia, notou que se parecia com seu tio Oscar. 

O ENVELOPE | De 1930 a 1940, a Academia mantinha os resultados em segredo, mas entregava uma lista antecipada aos jornais para publicação às 23 horas. Em 1940, o Los Angeles Times publicou os vencedores em sua edição vespertina e assim surgiu a tradição dos envelopes.

MUNDIAL | A primeira transmissão internacional do Oscar aconteceu em 1969. Atualmente, a premiação chega a mais de 200 países.

EMPATE | Sim, é possível acontecer um empate na maior premiação cimatográfica de Hollywood. O primeiro aconteceu em 1932, quando Fredric March, por O Médico e o Monstro, e Wallace Berry, por The Champ, venceram com atores principais.

SUSPENSÃO | Em 1938, foi a primeira vez que a cerimônia foi suspensa em decorrência de uma grande inundação em Los Angeles. Outras duas vezes a festa foi adiada: em 1968, pelo assassinato de Martin Luther King, e em 1981, depois do atentado sofrido pelo presidente Ronald Reagan.

INDICADA | Com sua 21ª indicação, Meryl Streep é, entre os atores, a que mais vezes ficou entre as finalistas. E, se vencer neste ano, conquista a quarta estatueta e se iguala a Katherine Hepburn.

VENCEDOR | Walt Disney ainda é o principal vencedor: tem 26 estatuetas, além de 59 indicações. O criador do Mickey também conseguiu o feito de ser indicado ao prêmio por 22 anos consecutivos.

ÚNICA | Apenas uma cineasta venceu o Oscar de direção: Kathryn Bigelow, em 2010, por Guerra ao Terror.

TOP 5 | Três filmes venceram os cinco principais prêmios do Oscar (filme, diretor, atriz, ator e roteiro): Aconteceu Naquela Noite (1934), Um Estranho no Ninho (1975) e Silêncio dos Inocentes (1991).

BRASIL | O Brasil já teve 23 indicações ao Oscar, nas mais diferentes categorias. Distante da disputa do Oscar desde 2016, quando O Menino e o Mundo foi nomeado à categoria de Melhor Animação, ganhamos por cinco vezes. No entanto, uma estatueta nunca chegou ao País.

MARCELA TOSI Especial para O POVO