PUBLICIDADE
Vida & Arte
Iniciativas culturais

Sesc, Secultfor e Secult abrem editais de incentivo a artistas e coletivos

13:20 | 11/01/2019
CCBJ também abre chamada para receber artistas e coletivos na programação cultural de 2019 (Foto: Tatiana Fortes/O POVO)
Neste início de ano, órgãos começam a abrir editais para incentivar a produção artística nas mais variadas vertentes, em Fortaleza e em todo o Estado. Por meio do site da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE), é possível ter acesso a editais de chamada pública, que oferecem atividades formativas no campo das artes cênicas do Ceará.  O período de inscrições vai até o dia 11 de fevereiro.
 
Outro que também pode ser acessado por meio do endereço online é o oitavo edital do Carnaval do Ceará, que se divide por várias categorias, abarcando tradições de maracatu, escolas de samba, blocos carnavalescos, bandas, bailes e matinês. A chamada estará aberta até o dia 8 de fevereiro.
 
A fotografia também está contemplada entre os editais da Secult. Através do prêmio Chico Albuquerque de Fotografia, será destinado um total de R$ 280 mil para projetos autorais de fotografia. Entre as categorias estão “Narrativas Brasileiras”, “Descobertas” e “Novas Visões”. As inscrições vão até o dia 11 de fevereiro. 
 
O Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) também está abrindo, nesta sexta-feira, 11, edital que funciona como espécie de vitrine para coletivos e artistas. Os aprovados poderão se apresentar em 2019 em um dos espaços do equipamento, sem pagamento de cachê. O intuito da iniciativa é democratizar o acesso a eventos que integram a agenda do Centro ao longo do ano.
 
A escolha levará em conta questões demográficas, priorizando artistas e coletivos que residam no território do Grande Bom Jardim, adjacências ou na Regional V e que nunca tenham se apresentado ou realizado alguma atividade no CCBJ.
 
Artes cênicas, visuais, música, literatura e cultura de tradição estão contempladas também no edital de chamamento público do Sesc Ceará. Os selecionados ficarão disponíveis para integrar as ações culturais promovidas pelo serviço voltado ao comércio, que acontecem durante o ano em lugares espalhados pelo Estado.  O período para inscrições já esta se encerrando, indo até o dia 16 de janeiro. 
 
Administrada pela Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), a Escola Pública de Dança da Vila das Artes também lança o Edital de Formação Básica em Dança 2019. A iniciativa é voltada para formar novas turmas no curso de longa duração da instituição. As inscrições seguem abertas até dia 31 de janeiro. Serão admitidos alunos para a nova turma do primeiro ano, com idades entre 8 e 10 anos, e para as turmas em andamento (segundo, terceiro e quarto ano), com idades entre 9 e 13 anos.
 
Links para acesso aos editais citados na matéria
 
Redação O POVO online