PUBLICIDADE
Vida & Arte
Publicações

Diógenes Moura apresenta "O Livro dos Monólogos" no Fotofestival Solar

O encontro da literatura com a fotografia ganha destaque na programação do Solar com o lançamento de mais de 10 livros. Nesta quinta, 6, o escritor Diógenes Moura apresenta O Livro dos Monólogos

14:50 | 05/12/2018

Foto: Ale Ruaro/Divulgação

Atravessar as páginas de O Livro dos Monólogos (Recuperação Para Ouvir Objetos) é, sobretudo, um exercício de contemplação. A obra, que une literatura e fotografia, traz em imagem e palavra a diversidade artística do escritor pernambucano Diógenes Moura. O livro, publicado pela Vento Leste Editora, será lançado nesta quinta-feira, 6, a partir das 19 horas, na Livraria do Solar, dentro da programação do Fotofestival Solar.

 

O livro é uma celebração dos encontros do autor. As cidades onde viveu, as lembranças da adolescência e as vivências de adulto, os olhares para o mundo, a família, além de um olhar para questões sociais como a causa LGBT e as pessoas em situação de rua. Os textos trazem a leveza da crônica, mas não têm a preocupação de caber dentro de um gênero literário. A mensagem é mais importante do que a forma e cada frase atravessa o leitor como uma flecha. São reflexões em forma de texto que, com o peso das imagens, fazem de O Livro dos Monólogos uma experiência sensorial, incômoda, reflexiva. O autor, em um dos textos que compõem o livro, o define como uma síntese de si mesmo. "É frágil. Arde. Sangra. Dói. Possui cicatrizes", escreve.

 

Os textos estão divididos em cinco capítulos e são atravessados pelas imagens, dando mais peso à narrativa. O Livro dos Monólogos (Recuperação Para Ouvir Objetos) propõe muito mais do que uma simples experiência de leitura. O autor trabalha em quatro eixos: literatura, imagem, fotografia e existência. O leitor é uma espécie de observador desse olhar único do autor para o mundo. Diógenes toma o leitor pela mão e ora mostra, com notada sensibilidade, as belezas que se escondem em sutilezas, e ora mostra um mundo cruel e incômodo. Entre os textos e fotos, há uma espécie de confissão do autor, uma forma de identificar quem está por traz de tudo o que estamos vendo em imagem e texto.

 

É um livro extremamente raro, singular, e que evoca questões e novas percepções do mundo que nos rodeia. Traz realidade, ficção e diversas possibilidades poéticas, deixando claro que não só em texto uma narrativa pode ser contada.

 

Lançamento de O Livro dos Monólogos

Quando: quinta, 6, às 19 horas

Onde: Livraria do Solar

Entrada Gratuita

 

Outros lançamentos 

 

Anuário Todavia, concepção e edição de Michel Laub

Quando: dia 7, às 19 horas

 

Plano, seco e pontiagudo, de Mônica Zarattini

Quando: dia 7, às 19 horas

 

A casa do ser, de Ana Póvoas

 

Quando: dia 7, às 19 horas

Guilherme Muller e a invenção visual de Teresina, de Paulo Gutemberg

Quando: dia 8, às 19 horas

 

À margem, de Gisele Martins

 

Quando: dia 8, às 19 horas

Coleção Rotatórias, Sem Título Arte em parceria com Riso Tropical

Quando: dia 8, às 19 horas

Onde: Todos os lançamentos acontecem no Espaço Dragão Solar

 

MARINA SOLON