PUBLICIDADE
Vida & Arte
Natureza

Espaços abertos em Fortaleza são opções de diversão no Dia das Crianças

Em contato com a natureza e a céu aberto, passeios ecológicos na capital são alternativa para comemorar o dia da criança

08:52 | 11/10/2018
Foto: Ribamar Neto/Divulgação

Brincadeiras dentro e fora de casa são igualmente importantes para o desenvolvimento das crianças. Mas tem algo que só a diversão ao ar livre pode oferecer aos pequenos: o contato com o espaço natural. Em Fortaleza, as opções são variadas e os lugares abertos proporcionam, com simplicidade, momentos divertidos em família. Além de correr, andar de bicicleta, nadar, rolar na grama e, principalmente, conhecer coisas novas, o contato com a natureza abre novos caminhos para o brincar. Neste feriadão de Dia das Crianças, aproveitar estes espaços que a Cidade oferece é uma boa pedida.

 

Recordações da infância quase sempre vêm junto com as lembranças de quintal ou de brincadeiras na pracinha. Afinal, a meninice é tempo de explorar o mundo, divertir-se, fazer amizades - e também ralar os joelhos. Para Marcos Teodorico, coordenador do Centro de Estudo sobre Ludicidade e Lazer (Celula) da UFC, o contato com o meio-ambiente é essencial para o desenvolvimento infantil. "Por isso, é tão necessário levar a experiência do brincar para a cidade em seus espaços públicos", considera.

 

Uma das atividades do Celula, o Brincar Móvel - Brinquedoteca Itinerante, tem sua próxima parada nos jardins da Reitoria da UFC, no próximo domingo. Parte da programação infantil do Corredor Cultural do Benfica, o veículo disponibiliza, durante toda a manhã, um amplo acervo de brinquedos e jogos gratuitamente. "Teremos gincanas, jogos tradicionais, cama elástica, além de pinturas e desafios em grupo. Nossa ideia é criar um universo lúdico e familiar", explica Marcos Teodorico.

 

Brincadeiras também têm lugar na Floresta do Curió, última reserva de Mata Atlântica na capital cearense. Em meio aos seus elegantes buritis, é possível molhar os pés em riachos, percorrer trilhas e cruzar o caminho com saguis, lagartos e muitos tipos de pássaros. "O contato com a natureza é o que atrai as famílias. Aqui é possível fazer piqueniques, brincadeiras em grupo ou apenas aproveitar o frescor", explica Izaura Lila, gestora da floresta. Com três trilhas curtas, sombreadas e de fácil acesso para crianças, o local conta com um centro de convivência e um parquinho. No último domingo do mês, o local recebe a atividade Literatura na Floresta, parceria com a Biblioteca Comunitária Livros Livres, da Messejana.

 

Para conhecer de pertinho as espécies do mangue, colocar o pé na lama e sentir o cheiro das plantas, o Ecomuseu na Sabiaguaba é a opção ideal. "O passeio ensina às crianças o quanto o manguezal é importante não só pra vida marinha, mas principalmente para os seres humanos", explica Rusty Barreto, idealizador e responsável pelo Ecomuseu. O passeio tem duração média de meia hora e é acompanhado por uma equipe de monitores e gestores ambientais. A poucos metros do início da caminhada, um museu reúne cerca de 200 peças entre arcadas de tubarão, ossadas de baleia e diversos crustáceos.

 

A trinta minutos de Fortaleza, em uma charmosa chácara em Caucaia, o Museu do Caju é uma atração cultural diferente e saborosa para as crianças. Por lá, a fruta típica ganhou um espaço só para ela, onde é possível conhecer detalhes de seu cultivo e desenvolvimento. O espaço também é ideal para fazer piquenique e atividades recreativas. Depois de percorrer trilhas, conhecer bosques e desbravar o Mangue, outra boa opção para estender a toalha no chão e montar um lanche divertido e agradável é o Parque do Cocó. Entre uma brincadeira e outra, o espaço oferece parquinhos e atividades recreativas.

 

MUSEU DO CAJU

 

ONDE: rua San Diego, 332 - Parque Guadalajara (Jurema), Caucaia

QUANDO: de terça a domingo, das 8h às 16 horas (necessário agendamento prévio)

INFORMAÇÕES: (85) 3237 2687 / 98835 9915

 

CORREDOR CULTURAL BENFICA

 

QUANDO: domingo, 14, das 7h às 21horas

ONDE: Entorno da Reitoria da UFC (Avenida da Universidade, 2853 - Benfica)Gratuito

INFORMAÇÕES: (85) 99698 6665

 

PARQUE DO COCÓ

 

ONDE: avenida Padre Antônio Tomás - Cocó

QUANDO: das 9h às 17 horas

Arvorismo para crianças a partir de um 1,5m

INFORMAÇÕES: (85) 3101 1233

 

ECOMUSEU NATURAL DO MANGUE

 

ONDE: Rua Professor Valdivino, 48 - Sabiaguaba

QUANDO: Sexta e sábado, das 9 às 16h. Domingo, de 9 às 14h

QUANTO: R$ 10 por pessoa

INFORMAÇÕES: (85) 98749 5286

 

FLORESTA DO CURIÓ

 

ONDE: Avenida Professor José Arthur de Carvalho, 644 - Curió/Lagoa Redonda.

QUANTO: R$ 1

QUANDO: De terça a domingo, das 6 às 15 horas

INFORMAÇÕES: (85) 3101 5550

 

IVIG FREITAS