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Tudo o que aconteceu no Inspiramais 2019_II

Somado a espaços interativos com realidade aumentada e apresentação de estamparia autoral com inspiração e desenvolvimento 100% brasileiro, a edição de julho do Inspiramais em São Paulo apresentou um mix de inovação, sustentabilidade, atemporalidade e geração de negócios

16:02 | 03/08/2018
Foto Divulgação
 
Por meio da exposição de diferentes projetos, o Inspiramais dialoga com empresas e visitantes, fomentando uma moda autoral, que busca inovação e sustentabilidade. Entre eles, o projeto Conexão Inspiramais é um dos mais celebrados. Tem início com o ciclo do estudo das inspirações e referências de moda, contando com a coordenação do estilista Walter Rodrigues, quando as empresas participantes do projeto recebem consultorias para a criação e desenvolvimento de seis materiais inovadores em design e tecnologia.
 
Todos os produtos desenvolvidos, mais de 900 novidades em materiais, estiveram presentes no evento. Esta ação pretende promover as empresas, ressaltando o design brasileiro como diferencial no mercado nacional e internacional, além de incentivar as instituições participantes a se tornarem competitivas neste mercado.
 
E para exaltar as pesquisas em sustentabilidade e inovação, o Preview do Couro recebeu a participação de 12 curtumes, além da parceria com o projeto +Estampa, que levou trabalho de quatro estúdios que desenvolveram diversos protótipos entre calçados e acessórios, no Espaço Preview do Couro.
 
Foto Divulgação
 
Apoiados pela palavra “Play” – que será responsável por nortear as criações a partir do próximo ano – os trabalhos buscaram inspiração em colagens, reconstrução e expressionismo, criando uma relação entre Van Gogh e o mundo contemporâneo.
 
“A ideia é de que 'Play' seja o restart de todo o processo, saindo da inércia que vivemos entre reclamações e problemas, para que possamos ir em frente para que de uma forma lúdica e alegre possamos modificar qualquer realidade”, conta o consultor Marnei Carminatti, coordenador do projeto que é promovido e realizado pelo CICB e Apex-Brasil.
 
Foto Divulgação
Sob a batuta do designer e consultor da Assintecal, Lucius Vilar, oito estúdios de design de todo o país exibiram suas criações durante o Projeto Estampa, decodificando elementos da cultura brasileira para criação de novas estampas e apresentação de novas aplicações.
 
Realizado pela ABIT e AL-Invest 5.0, o projeto pretende incitar a inovação para inibir o movimento de cópias e reproduções similares, apresentando novas estampas. Van Gogh e Basquiat foram os grandes artistas inspiradores desta edição.
 
“Trabalhamos com uma paleta de cores bem pequena, trazendo um olhar fresco e novo. Exaltamos também os traços manuais, que remetem ao expressionismo e aos artistas de rua como Basquiat”, conta Lucius, que aplicou a metodologia da pirâmide 10% na produção.
 
Foto Divulgação
A frente do Referências Brasileiras, a designer Julia Weber do Núcleo de Pesquisa da Assintecal propôs novos caminhos e linguagens para superfícies, formas e estética de materiais e produtos de moda.
 
A cultura brasileira, através de pesquisa histórica e iconográfica, foi decodificada indicando inspirações alinhadas ao preview das próximas coleções.
 
Em cima da temática Reconfiguração, o papel tornou-se inspiração e símbolo da identidade do imigrante italiano que se estabelece na região de Farroupilha, na Serra Gaúcha.
 
“Nos inspiramos na trajetória do imigrante italiano da região de Farroupilha, localizada na Serra Gaúcha. A elaboração de todos os protótipos expostos foi elaborada em sua matéria prima principal, que é o papel, um dos símbolos da identidade deste povo”, conta a designer.
 
Farroupilha também serviu como inspiração para o Projeto “Iconografia Local”, que desembarcou na cidade sob o atento olhar da designer Paola Fabris exaltando as flores, folhas, frutos, esculturas, cores, texturas e objetos, decodificados por meio de uma pesquisa histórica e de imagens.
 
Realizado pelo Sebrae, Abest e Assintecal, o projeto procurou retratar a riqueza de uma cultura que pode levar à inspiração para o desenvolvimento de produtos brasileiros – resultando na produção de um vídeo-pesquisa “Iconografia Local Farroupilha”. Reveja os melhores momentos da mostra no álbum a seguir!
 
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