PUBLICIDADE
Vida & Arte
ROTEIRO

Espaços em Fortaleza ensinam do trivial ao sofisticado na gastronomia

Desde o feijão e o arroz mais soltinho à gastronomia italiana, cursos de culinária se espalham por Fortaleza, para iniciantes e quem quer aprimorar técnicas

15:46 | 03/05/2018
A culinária é a arte de cozinhar, mas nem todos têm habilidades com as panelas. Dicas e truques, portanto, são sempre bem-vindos para quem é iniciante quando o assunto é “pilotar um fogão”, mas também para quem já tem experiência. Em Fortaleza, existem diversos cursos que ensinam a fazer desde um arroz soltinho até sobremesas mais sofisticadas. Se você tem pouca prática na cozinha ou pretende aprimorar suas habilidades, conheça alguns cursos de culinária na Cidade.
Foto: Roger Pires/Divulgação
 
Cozinha Afetiva da Lara
A designer Lara Vasconcelos decidiu aprender sozinha a cozinhar e, assim, viver uma vida mais saudável. Desde então, ela oferece aulas durante os fins de semana pela manhã, finalizando com um almoço preparado pelos próprios alunos. “A minha cozinha afetiva ajuda as pessoas a perderem o medo de cozinhar e irem descobrindo o sabor das coisas. Ninguém aprende a cozinhar sem se arriscar”, acredita Lara.
 
O primeiro módulo do curso, com o título Cozinha para sobreviver ao fim do mundo, ocorreu no último mês de março e orientou os participantes sobre o mais básico da cozinha brasileira: o arroz com feijão e técnicas para refeições simples, mas saborosas. Outras oficinas estão previstas para o próximo semestre, envolvendo massas, molhos, culinária vegetariana e planejamento alimentar. 
O quê: Cozinha Afetiva da Lara 
Onde: rua Catão Mamede, 237 - Aldeota 
Informações: (85) 99680 3580
 
La Madolina 
O La Mandolina é um espaço criado há três anos, oferecendo uma nova experiência de compras especializadas de utensílios, uniformes e ingredientes para cozinheiros profissionais e amadores em Fortaleza. A loja possui uma cozinha integrada, onde são realizadas demonstrações de uso e degustação de produtos, mas também cursos teóricos e práticos sobre temas variados. A programação abrange desde confeitaria até culinária para iniciantes, mudando a cada mês. Recentemente, a loja iniciou cursos de confeitaria artística e de carnes vermelhas.
Onde: La Mandolina Condomínio do Edifício Cearense - rua Barão de Aratanha, 186 - Centro, Fortaleza
Informações: (85) 3219 7756
 
Senac
Os cursos básicos de gastronomia já são consolidados no catálogo do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), com procura crescente ao longo dos anos. As aulas são muito voltada para um público que quer compreender e praticar o mínimo necessário sobre gastronomia. Mas quem passa pelos cursos básicos quase sempre busca aperfeiçoamento, seja nos cursos de hamburgueria, culinária vegetariana, confeitaria, entre os muitos outros oferecidos. Atualmente, o Senac Ceará oferece 17 cursos de culinária na unidade Centro, a maioria com foco na capacitação profissional. A carga horária traz, inicialmente, uma base teórica, com foco nas práticas na manipulação de alimentos. As aulas práticas ocorrem posteriormente em um espaço chamado cozinha pedagógica.
Culinária Trival (40h)
O quê: neste curso, os alunos aprendem a preparar receitas para o cotidiano, como entradas, pratos quentes e frios, molhos e sobremesas.
Quando: 22 de maio a 2 de junho, das 18 às 22 horas
Onde: Senac Centro - avenida Tristão Gonçalves, 1245 - Centro
Quanto: R$ 345,60
Requisitos: 18 anos e, pelo menos, Ensino Fundamental II incompleto(85) 3270 5400 e cursos.ce.senac.br
 
Curso
Espaço Chef
O Espaço Chef é uma loja especializada em insumos, utensílios e equipamentos para confeitaria. Os diversos cursos ministrados no local contemplam chocolateria, panificação e confeitaria. A programação de cursos é diversificada, com programações mensais. Em maio, a loja oferecerá cursos de decoração de bolos e recheios. A programação dos demais cursos do mês está disponível online.
Onde: Rua Campo Amor Rocha,74 - Fátima Informações: (85) 3023 4567/ 98146 2505 e facebook.com/espacochef
 
L'Ecole Brasil 
A L’École Brasil é uma escola de culinária que busca difundir o conhecimento da gastronomia, mas também é restaurante, snack bar, charutaria e boutique de produtos especiais. O chef Albertino Araújo conduz cursos de diferentes enfoques: para público geral, leigos e amantes da gastronomia, além de cursos corporativos. Entre os temas, estão risotos, hambúrgueres artesanais e massas.
Onde: rua Coronel Aluísio Borba, 596 - Eng. Luciano Cavalcante 
Informações: (85) 3051 3372
 
 
 

IVYG FREITAS