PUBLICIDADE
Vida & Arte
Teatro

Confira nota de resposta da comissão das artes cênicas do Instituto Dragão do Mar

Instalação de comissão dos teatros da Praia de Iracema, promovida pelo IDM, foi questionada pelo ator e diretor Carri Costa, gestor do Teatro da Praia

02:00 | 10/03/2018

Foto: Luiz Alves / Divulgação
 

O Instituto Dragão do Mar, no final do mês, começará a gerir oficialmente o local onde, até o início deste ano, funcionava o Teatro Sesc Iracema. Junto com a nova gestão, o IDM afirmou que iria montar uma comissão dos teatros da Praia de Iracema para discutir políticas para os equipamentos - entre os citados, além daqueles já geridos pelo IDM, estão o Teatro da Praia, o Três marias e o Boca Rica. Segundo divulgado, a primeira reunião aconteceria na semana passada.

No entanto, o ator e diretor Carri Costa, fundador do Teatro da Praia, questionou a instalação dessa comissão em entrevista ao Vida&Arte, afirmando não ter sido chamado para nenhuma reunião. A reportagem questionou o IDM sobre a não realização do diálogo como divulgado e os passos desta comissão. Leia, abaixo, a íntegra da nota de resposta da comissão das artes cênicas do Instituto:

"No último dia 28 de fevereiro, a comissão das artes cênicas do Instituto Dragão do Mar realizou uma reunião com a presença de representantes da Escola Porto Iracema das Artes; Natasha Faria, Coordenadora de Criação e Produção; Andrei Bessa, Coordenador do Laboratório de Teatro e a Coordenadora do Programa de Dança, Cláudia Pires; Presidente do Instituto Dragão do Mar, Paulo Linhares; Rogério Mesquita, Curador do Teatro do Dragão do Mar; João Wilson, Diretor de Ação Cultural e Isabel Andrade, Diretora de Comunicação do Instituto Dragão do Mar. Na ocasião, foi discutida a necessidade de traçar um plano estratégico para perfilar a programação dos teatros que são geridos pelo Instituto Dragão do Mar.

Com a inclusão do Teatro do Sesc Iracema sob a gestão do IDM, a instituição passará a ser responsável pela administração de sete teatros na Praia de Iracema e Centro de Fortaleza. São eles: Teatro Dragão do Mar; Anfiteatro Sérgio Motta; Teatro da Escola Porto Iracema das Artes (ainda em fase de implementação), Minianfiteatro, que está sendo construído junto à obra de integração da Biblioteca Pública Menezes Pimentel, Teatro Sesc Iracema (que ganhará novo nome), Theatro José de Alencar e Cineteatro São Luiz. A discussão será ampliada com os gestores de outros teatros da Praia de Iracema como o Teatro da Praia, Três Marias e Boca Rica em reunião prevista para acontecer ainda este mês. O objetivo de todo esse processo é fazer com que cada equipamento tenha um perfil de espetáculo e público.

Em paralelo a essas reuniões, o Instituto Dragão do Mar tem realizado debates com Fórum das Linguagens Artísticas do Ceará para planejar ações de ocupação do Sesc Iracema durante o período de transição da gestão. A partir de 31 de março de 2018, o prédio terá gestão integral do Instituto Dragão do Mar, onde já acontecem atividades do Porto Dragão, produtora de conteúdo e aceleradora de projetos artísticos do IDM".

JOãO GABRIEL TRéZ