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Moda & Beleza
MODA

Febratex Week Tour e UseFashion promovem oficina de moda "Criando Fora da Caixa"

Confira o primeiro dia de palestras dentro da Maquintex 2017

21:59 | 04/10/2017
Patrícia Souza, Diretora de Pesquisa da UseFashion dando star na oficina "Criando Fora da Caixa" (Foto: Marcelo Rolim)
A Maquintex - Feira de Máquinas, Equipamentos, Serviços e Química para a Indústria Têxtil, deu start nas suas atividades no dia 3, e segue até 6 de outubro no Centro de Eventos do Ceará. O evento conta com programação paralela à feira e engloba cerca de 500 marcas que vão apresentar suas principais apostas e lançamentos em produtos, máquinas, equipamentos, serviços e as mais diversas tecnologias para as indústrias têxtil, gráfica, impressão digital, comunicação visual, além da indústria coureiro-calçadista. 
Além da presença dos expositores, a feira está sendo palco para a Febratex Week Tour que em parceria com a UseFashion realizou a oficina "Criando Fora da Caixa" no primeiro dia do evento. Com objetivo de ampliar o potencial criativo sobre tendências e comportamento, a ação ofereceu ferramentas de criação e informações didáticas de como nasce um produto de moda. Confira! 
Moda e comportamento de consumo
 
Dividida em dois momentos, o workshop contou com participação de estudantes, professores, designers e empreendedores do segmento de moda. 
Na primeira etapa, uma análise e conceitos sobre tendências, criatividade, cenários de consumo, briefing, mudança de comportamento e oportunidade para negócios de moda em vários nichos do mercado.
“ A moda sempre foi uma indústria em que a mudança se fez obrigatória, pois é preciso que se alimente o desejo das pessoas. A diferença, neste momento é que além de criar produtos de desejo, eles precisam de fato ser relevante na vida dos consumidores”, afirma Patrícia Souza, Diretora de Pesquisa da UseFashion ao falar sobre as principais mudanças de comportamento que regem o atual mercado de moda.  
 
Em seguida, Raquel Leão, supervisora de pesquisa da UseFashion, conceituou o movimento de consumo “slowxury”, uma forma de supervalorizar pequenas atitudes, experiências vividas, brincadeiras e momentos de leveza. Tudo que envolve trocas afetivas e cheias de significados. O coordenador de marketing, Kim Trieweiler encerrou a primeira etapa da palestra falando sobre o comportamento de consumo “Movimentos”, uma “onda de mudanças de hábitos”, onde as pessoas estão focadas em reciclagem, reaproveitamento de materiais e posicionando-se politicamente em relação à esses temas.   
Troca de experiências durante a oficina de moda "Criando Fora da Caixa" (Foto: Marcelo Rolim)
Mãos à obra 
No segundo momento, os participantes dividiram-se em cinco grupos e receberam uma caixa com imagens de peças em modelagens diferenciadas, cartelas de cores, palavras soltas e textos sobre comportamento, texturas de materiais, cola, canetas coloridas, tesoura e um Briefing com o direcionamento para bolar estratégias para o reposicionamento de uma marca fictícia. A ideia era entregar ao final do encontro,  dois moodboards, um para expressar o conceito criativo que foi pensado em equipe e o segundo, com os futuros produtos à serem desenvolvidos para o verão 2018/19 da “nova” marca.  
 
Cartelas de cores, texto sobre comportamento de moda, texturas diferentes, dentre outros materiais serviram de inspiração para a criação dos moodboards (Foto: Marcelo Rolim)
 
 
Grupo 02 apresentando suas ideias, conceitos e, finalmente, seu produto de moda (Foto: Marcelo Rolim)
Ao final, um porta-voz de cada grupo apresentou para os demais, as novas propostas de produtos e conceitos pensados para o público-alvo indicado pelos profissionais da UseFashion. Patrícia encerrou a troca de experiências, afirmando que não existe uma única interpretação de tudo, que os olhares são diferentes e ressaltou, sobre a importância das marcas estarem atentas às mudanças de mercado pensando sempre  nos seus consumidores finais. 

RAPHAELLA GIRãO