Participamos do

Mediação para Transformar

| A distância | Gratuito e virtual, curso sobre mediação de leitura tem inscrições abertas. Toda semana, será encartado fascículo no O POVO, além de haver videoaulas, radioaulas, webconferências e outros
05:00 | Jan. 14, 2019
Autor Isabel Costa
Foto do autor
Isabel Costa Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Fundação Demócrito Rocha (FDR) e a Universidade Aberta do Nordeste (Uane) realizam o curso Formação de Mediadores de Leitura a partir do dia 21 de janeiro, segunda-feira. Toda semana será encartado um fascículo no O POVO e, além disso, a formação disponibiliza audiofascículos, videoaulas, radioaulas, webconferências e tutoria on-line no ambiente virtual de aprendizagem. A formação é gratuita e não exige experiência com leitura.

"As pessoas, aquelas que há anos trabalham como formiguinhas, estão ao nosso lado nessa luta pela construção de uma sociedade leitora, mais humana, plural, diversa, justa e igualitária. Mas afirmo que nosso maior desafio não está no curso, mas em seu resultado: a mobilização de todos nessa causa! Estaremos satisfeitos se, a partir desse 'grande abraço', pessoas, inclusive voluntários, assumirem o papel de criar mais espaços de leitura ou de levar a leitura a creches, abrigos, presídios, unidades socioeducativas, bibliotecas, praças e parques públicos, escolas. E isso para todo o país", aponta Raymundo Netto, coordenador geral da iniciativa. Até o fechamento desta página, o número de inscritos já passava dos 50 mil. Será possível realizar cadastro no site (ver serviço) até o fim da formação, que acontecerá apenas em abril.

O aprendizado de leitura na infância, o papel da biblioteca na formação, os espaços para mediação de leitura e a formação de professores leitores são alguns dos temas abordados ao longo da formação. "Para a escolha dos temas, levamos em consideração o pensamento de que a leitura vai além do texto escrito e se projeta em diferentes linguagens, verbais e não verbais. De que a leitura faz parte do nosso cotidiano, de nossas memórias, das experiências do viver para além do tempo e do espaço", dia Lidia Eugênia, coordenadora de conteúdo do curso.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags