Panorama: primeira perua compacta da Fiat no Brasil completa 45 anos

Panorama: primeira perua compacta da Fiat no Brasil completa 45 anos

A perua foi lançada em 1980, marcando a entrada da Fiat no segmento

Em 1984, após quatro anos de existência da Fiat no mercado brasileiro, a montadora começava a se aventurar no mercado de peruas com o Fiat Panorama, modelo que completa 45 anos de existência em 2025.


O Panorama chegava junto com a primeira grande reestilização do 147, com variações voltadas para o trabalho, a Pickup e a Furgão, a chamada linha Europa.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos


À época, a italiana produziu o veículo pensando em uma solução para as famílias e pequenos empresários que precisavam de espaço, mas que não queriam abrir mão da economia e praticidade de um carro compacto.

Como era a configuração do Panorama

Desenvolvido com base no Fiat 147, o Panorama era mais espaçoso e contava com uma grande área envidraçada, o que justificava o nome.


O modelo tinha a carroceria 18 centímetros mais longa que o modelo de origem, além do teto elevado na seção posterior, depois dos bancos dianteiros, conferindo ao carro um espaço traseiro mais amplo.


Favorecido por manter o estepe junto ao motor, na dianteira, outro diferencial dele era o porta-malas, com capacidade para 730 litros de volume de carga até o teto, sendo que este volume saltava para 1.440 litros quando o banco traseiro era rebatido.


O Panorama também chegou com melhorias mecânicas como a suspensão traseira mais macia e um novo sistema de lubrificação do câmbio, que tornava o funcionamento da caixa mais suave. Com acréscimo de peso, na ordem de 25 kg, o motor escolhido para equipar o modelo foi o 1.300, que oferecia 61 cv de potência e 9,9 kgfm de torque no motor a gasolina e 62 cv de potência e 11,5 kgfm de torque com o motor a etanol.


Em 1983, o Panorama passou por uma evolução. A partir daquele ano, ele ganhou novidades no design que vieram na linha Spazio, como para-choques envolventes em plástico, largas molduras laterais e painel foram totalmente reformulados, ganhou câmbio de cinco marchas e passou a ser ofertado com duas versões de acabamento, a C e CL.


Três anos depois destas mudanças, com a chegada da perua Elba, o Panorama teve o fim das produções, mas deu espaço para a perua derivada da linha Uno e deixou o legado de ter aberto o caminho para a Fiat neste segmento, onde a marca teve, mais para frente, diversos carros icônicos como a Palio Adventure, Tempra SW e Marea Weekend.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar