Nova tecnologia promete reduzir automaticamente a velocidade de carros conectados em zonas restritas

Novo sistema testado pela Ford na Europa mostra como a conectividade pode melhorar o trânsito nas cidades

A Ford anuncia o teste de uma nova tecnologia na Europa que mostra como a conectividade pode ajudar a melhorar o trânsito das cidades. Chamada “geofencing”, ou delimitação virtual de área, ela permite que os carros reduzam a velocidade automaticamente ao entrar em zonas de restrição, como ao redor de escolas, hospitais ou centros comerciais.

Além de aumentar a segurança no trânsito, essa nova funcionalidade promete ajudar a evitar multas por excesso de velocidade. Outro benefício é tornar o visual das cidades mais limpo, substituindo com vantagem os sinais de trânsito, que muitas vezes são confundidos no cenário urbano ou encobertos por galhos.

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Todos os carros da Ford no Brasil hoje já vêm equipados com um modem embarcado de série que permite a comunicação remota com o aplicativo FordPass, ou com outros recursos que venham a ser incorporados ao sistema.

“A tecnologia de veículos conectados pode comprovadamente ajudar a tornar o trânsito mais fácil e seguro para todos e não só para quem dirige”, diz Michael Huynh, gerente de soluções urbanas da Ford Europa. “A geofencing permite que as velocidades sejam reduzidas onde necessário para melhorar a segurança e criar um ambiente mais agradável.”

Proteção de pedestres

A criação de zonas de 30 km/h é considerada uma das principais medidas para reduzir o risco para os pedestres nas zonas urbanas, pois os motoristas têm mais tempo de reação e a velocidade de impacto é menor. Na Europa, cerca de 30% das mortes no trânsito são de pedestres e ciclistas.

As tecnologias de assistência ao motorista, como o piloto automático adaptativo, ajudam os motoristas a não exceder os limites de velocidade, mas o controle de velocidade por geofencing é considerado potencialmente mais flexível e eficaz.

Nos testes realizados pela Ford em Colônia, na Alemanha, estão sendo usadas duas vans elétricas Ford E-Transit para analisar o impacto da limitação de velocidade na melhoria do tráfego e redução de acidentes. O teste de 12 meses abrange todas as zonas de 30 km/h no centro de Colônia, na Alemanha, e zonas selecionadas de 50 km/h e 30 km/h no resto da cidade.

Outras pesquisas recentes da Ford para melhorar a segurança nas estradas incluem a tecnologia de semáforos conectados, que podem se tornar verdes automaticamente para ambulâncias, bombeiros e veículos da polícia, e alertas sonoros para o motorista sobre a aproximação de pessoas e objetos.

Como funciona

A tecnologia da Ford usa o rastreamento por GPS e troca de dados para reduzir a velocidade do veículo quando ele entra numa zona georreferenciada. O motorista é informado do novo limite por uma luz piscante no painel e pode desativar o sistema a qualquer momento.

No futuro, os motoristas poderão definir suas próprias zonas de geofencing com velocidades de até 20 km/h, inclusive em depósitos e áreas particulares, ou mesmo de forma dinâmica, considerando os perigos locais, obras na estrada e hora do dia.

A Ford também está usando a tecnologia de geofencing para melhorar a qualidade do ar nas cidades, programando seus modelos híbridos para funcionar automaticamente no modo elétrico ao entrar em zonas de baixa emissão.

 

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