Tiggo 8 ganha versão PRO Plug-in Hybrid com preço de pré-venda de R$ 269.990

A garantia é de 8 anos para o sistema de propulsão elétrico (bateria e motores elétricos), 5 anos para motor a combustão e transmissão (conjunto mecânico) e 3 anos para o veículo

O Tiggo 8 ganha versão PRO Plug-in Hybrid, que será comercializada junto com a versão a combustão. O modelo chega ao mercado nacional como o primeiro veículo híbrido Plug-in a contar com dois motores elétricos.

Os dois propulsores elétricos, combinados com o motor a combustão 1.5 Turbo a gasolina, entregam 317 cv de potência máxima e 56,6 kgfm de torque. O modelo também marca a estreia da tecnologia DHT (Dedicated Hybrid Transmission) no Brasil. A montadora afirma ser a primeira transmissão do mundo dedicada a modelos híbridos.

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Com isso, o Tiggo 8 PRO Plug-in Hybrid acelera de 0 a 100 km/h em 6,72 segundos. O consumo médio combinado é de 42,7 km/l, o modelo tem capacidade combinada para rodar cerca de 77,6 km de forma 100% elétrica, com a facilidade de poder ser recarregado na tomada quando necessário.

O Tiggo 8 PRO Plug-in Hybrid conta também com sistemas de assistência ao motorista (ADAS), que chegam para complementar a gama de tecnologias de segurança, conforto e tecnologia já presentes na versão anterior. O Tiggo 8 PRO Plug-in Hybrid chega às concessionárias em agosto, com preço de pré-venda de R$ 269.990.

Tecnologia híbrida inteligente e quatro modos de condução

O Tiggo 8 PRO Plug-in Hybrid é equipado com motor 1.5 Turbo a gasolina, que atua em conjunto com a transmissão DHT. Segundo a montadora, essa transmissão foi a primeira dedicada a veículos híbridos e tem sua tecnologia patenteada pela Chery na China.

Composta por dois motores elétricos e três marchas mecânicas, é capaz de fazer a combinação do conjunto elétrico com o motor a combustão. Com isso, entrega 11 relações de marcha que proporcionam mais economia e melhor desempenho ao veículo. Tudo de forma automática, a partir do desenvolvimento e adaptação do sistema híbrido, incluindo calibração do motor, transmissão DHT e integração dos módulos e motores elétricos, pela engenharia brasileira da CAOA CHERY, que trabalhou no projeto para entregar ao condutor uma experiência ao volante compatível com a expectativa do consumidor nacional.

A potência máxima combinada entre o motor a combustão e os dois motores elétricos é de 317 cv , enquanto o torque máximo chega a 56,6 kgfm. Atuando de forma independente o motor a combustão possui 147 cv de potência máxima e 22,5 kgfm de torque máximo. Já os motores elétricos têm 75 cv e 95 cv de potência máxima e 17,3 kgfm e 16,8 kgfm de torque máximo, respectivamente.

O Tiggo 8 PRO Plug-in Hybrid possui dois modos de potência (EV e HEV). Possui ainda dois modos de condução:

EV – modo 100% elétrico, em que somente um ou dois motores elétricos atuam;
HEV – modo híbrido que, de forma inteligente, otimiza o funcionamento dos três motores priorizando a economia de combustível;
Normal – disponível no modo EV e HEV e que prioriza a economia de combustível;
Sport – Disponível somente no modo HEV e que prioriza o desempenho;


Nos modos EV e HEV, há ainda a possibilidade de o motorista gerenciar o nível mínimo da bateria, com valores entre 20% a 70%. Ou seja, caso o condutor opte por 70%, por exemplo, o veículo atua de forma a poupar a bateria para que ela não descarregue além de 70%. Caso opte por 20%, o sistema vai entregar mais performance, entendendo que pode utilizar a carga da bateria ao máximo até atingir o nível de 20%.

Bateria e regeneração de energia

A bateria do Tiggo 8 PRO Plug-in Hybrid também é referência tecnológica, com 96 células, tem capacidade total de 15kWh, possibilitando uma autonomia 100% elétrica de até 77,6 km. O modelo possui também sistema de regeneração de energia, em que a energia cinética que seria desperdiçada em frenagens ou desacelerações é direcionada para a bateria.

Esse sistema possui quatro níveis: um automático e com maior capacidade de regeneração, acionado durante as frenagens. E outros três, que podem ser configurados pelo próprio condutor, sendo 1 o menor nível de regeneração e 3, o maior. Neste caso, a recuperação da energia ocorre sempre que o motorista deixa de acionar o pedal do acelerador.

O Tiggo 8 PRO Plug-in Hybrid é comercializado com carregador portátil tipo 2. O carregamento pode ser realizado em tomadas comuns de 220V e em carregadores de parede. No primeiro caso, o carregamento completo da carga da bateria leva em torno de 6h, enquanto no segundo a carga completa é realizada em 3h.

ADAS – Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor

O Tiggo 8 PRO Plug-in Hybrid conta ainda com tecnologia ADAS. Os sistemas avançados de auxílio à condução tornam o SUV da CAOA CHERY ainda mais seguro e o posicionam em seu segmento como um dos modelos mais completos do mercado nacional. Com a novidade, além dos mais de dez itens que a versão a combustão já trazia como HHC, HDC, ESP, EPB, DRL, TCS, BOS, BAS, ESS, TPMS e BSD, o Tiggo 8 PRO Plug-in Hybrid passa a contar com:

ACC – Adaptive Cruise Control: piloto automático que controla a distância do veículo à frente, acelerando e freando conforme necessário;
AEB – Autonomous Emergency Brake: função que ativa automaticamente os freios quando há risco de colisão, a partir da detecção de animais, pedestres e ciclistas;
FCW – Front Collision Warning: sistema em que, quando há possibilidade de uma colisão com o veículo à frente, emite um alerta sonoro e visual para auxiliar o condutor;
TJA – Traffic Jam Assist: função “Stop&Go” utilizada em congestionamentos;
ICA – Integrated Cruise Assist: sistema que integra funcionalidades ADAS auxiliando e proporcionando mais segurança ao condutor;
LDW – Lane Departure Warning: Sinal sonoro e de vibração no volante caso o condutor mude de faixa sem acionar a seta;
LDP – Lane Departure Prevention: Auxilia na manutenção do veículo dentro da faixa;
IHC – Intelligent Headlamp Control: Controla o farol automaticamente alterando entre farol alto e baixo de acordo com os veículos que transitam no sentido contrário;
AFS – Sistema adaptativo de luzes dianteiras: Otimiza a distribuição do faixo luminoso dos faróis. Dependendo da velocidade, a luz é direcionada para melhorar a visibilidade em curvas;

Novo visual 

O Tiggo 8 PRO Plug-in Hybrid estreia também novo visual. A nova grade no formato Diamond com detalhes cromados, já tradicional na família PRO. Há também novos para-choques dianteiros e traseiros, novos faróis em LED e faróis de neblina, além de indicadores de direção dinâmicos. As rodas também ganharam novo design, exclusivo para essa versão.

No interior, o destaque fica por conta da tela de 24,6" que integra o painel de instrumentos e o multimídia. O controle do ar-condicionado também é por meio de uma tela colorida touch screen de 8". O banco do motorista, que já contava com seis ajustes elétricos passa a ter também ajuste lombar, assim como memória para os ajustes. Outro destaque é o novo sistema de som premium da Sony.

O Tiggo 8 PRO Plug-in Hybrid será comercializado nas cores branco e preto metálico. A garantia é de 8 anos para o sistema de propulsão elétrico (bateria e motores elétricos), 5 anos para motor a combustão e transmissão (conjunto mecânico) e 3 anos para o veículo.

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