Sobre marketing e atualização no mundo novo

VidMob reúne dicas e tendências que vão guiar os próximos anos do mercado de marketing dentro de um mundo mais digital e exigente

Estudo realizado pelo LinkedIn mostra uqe nos últimos cinco anos a demanda por habilidades tecnológicas na publicidade aumentou em 47%. Será o fim da era dos “achismos”.

A VidMob, plataforma de Inteligência Criativa, então reuniu algumas dicas para que os profissionais de marketing se preparem para essa nova era sem cookies, mas movida a dados. “O digital irá transformar as nossas vidas radicalmente, mas nós não entenderemos de toda a tecnologia e vencerá essa batalha aquele que entender melhor sobre as pessoas”, comenta Camilo Barros, Head of Sales and Partnerships Latam na VidMob na América Latina.

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Esteja aberto para ressignificar conceitos

É preciso rever antigos conceitos para conseguir compreender o que vai fazer sentido nos próximos anos, até porque o que funcionava há 10 anos hoje não faz mais sentido.

Por exemplo, em 2020, o Google anunciou a intenção de tirar cookies de terceiros do Chrome e, desde então, muito tem se falado sobre quais os impactos no marketing. O fato é que isso, com certeza, vai trazer muitas mudanças para as antigas formas de criar campanhas e como a tecnologia - ou a falta dela - pode influenciar nas decisões. “Precisaremos carregar um repertório imenso para os próximos anos, tanto quanto foi a escalada aritmética do digital nos últimos anos. Isso acontece não somente pela aceleração que a pandemia trouxe, mas também pelo que vamos viver com a Web3, onde promete-se uma revolução de proporções ainda maiores que a revolução industrial”, comenta o executivo.


Entender a Web3 e como ela vai funcionar será fundamental

 A Web1.0 era descoberta, a Web2.0 era social media e a Web3 é sobre descentralização em tudo aquilo que a compõe. A grande diferença é que se antes as pessoas eram apenas usuários, agora as pessoas passarão a ser membros, de preferência ativos.

Os negócios na Web 3, sobretudo os realizados em metaverso, precisam ser competentes e éticos. Isso quer dizer que, ao invés de fornecer uma série de informações sobre seu produto, as pessoas querem que você gere uma conversa empática e crie uma relação genuína com elas, para que a troca seja também neste ambiente de cocriação. “O fato é que ainda estamos em fase de experimentação, mas a tendência de descentralização veio para ficar”, afirma Barros.


Pessoas X Tecnologia

 É claro que se atualizar acerca da tecnologia será imprescindível, mas é fato também que não conseguiremos entender de toda tecnologia que teremos à disposição, já que as mudanças acontecerão de forma rápida e constante. Assim, o mais importante será entender as pessoas. Os seus hábitos de consumo, como se comunicam, o que preferem, enfim, quanto mais conhecer de pessoas, mais fácil será criar uma relação genuína com elas, por meio de inovações tecnológicas que façam sentido para cada pessoa. No final do dia vencerá a batalha pela atenção das pessoas, aquele que entender melhor sobre elas.



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