Healthtech cearense desenvolve ferramentas para telemedicina

Nascida em 2017, a Audo desenvolve softwares para a área de diagnóstico e investe em recursos pioneiros na área

Segmento que vem observando saltos em crescimento desde o início da pandemia e tem digitalizado cada vez mais a atuação de profissionais da saúde, a telemedicina segue rompendo barreiras. Nesse contexto, a empresa cearense Audo, especializada em tecnologia e saúde, avança com sistemas inteligentes, voltados para a área de diagnósticos, com olhar na redução de custos e autonomia dos pacientes.

A Audo tem no portifólio software de gestão de imagens, Inteligência Artificial (IA) para mamografia, e está negociando com compradores em todo o país, despertando a atenção de concorrentes nacionais e internacionais.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Criada em 2017, a Audo foi uma das 50 empresas apoiadas pela primeira edição do Startup Brasil, iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Um dos produtos desenvolvidos pela healhtech é um sistema PACS (traduzido do inglês, Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens), responsável por gerenciar e otimizar o fluxo de imagens em clínicas de diagnóstico.

A ferramenta se diferencia das opções já disponíveis no mercado por contar com uma tecnologia totalmente desenvolvida pela equipe cearense, baseada em Computação Gráfica e Inteligência Artificial, além de priorizar a experiência do usuário e ser mais acessível.

O sistema é voltado para radiologistas e, além de unificar o trabalho do profissional em uma única plataforma, dispensa um fluxo muito frágil e comum atualmente, em que motoboys transportam imagens e laudos de exames entre residências de médicos e clínicas. A ferramenta conta, ainda, com um visualizador de imagens médicas web, recurso ainda não apresentado por nenhum outro concorrente dentro e fora do país.

“Logo que o paciente realiza o exame, já ficam disponíveis para ele as imagens, instantaneamente. A Audo também pensou nos pacientes e na nova forma de lidar com a saúde. Dando mais produtividade ao médico, evitamos os erros médicos, a IA ajuda a termos resultados com uma segunda opinião, e ainda oferecemos acesso através do portal de entrega de exames. Afinal, todos nós somos pacientes”, atesta Milena Rosado, CEO da Audo e que soma mais de 10 anos de experiência em gestão da saúde.

Além dela, a healthtech conta com a expertise de Leonardo Pires, mestre em Informática Aplicada e especialista em Desenvolvimento de Software, e Yvens Serpa, mestre em Informática Aplicada e professor de Computação Gráfica na Universidade de Ciências Aplicadas de Saxion, na Holanda - ambos co-fundadores da empresa.

Sobre a Audo

Iniciativa com DNA cearense, a Audo surgiu para atuar nos gargalos da área de diagnóstico com tecnologia e inovação. A empresa iniciou no programa da Ventiur, aceleradora do Rio Grande do Sul com expertise em saúde, e contou com subvenção e investimento de R$ 1,5 milhão da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e do Banco do Nordeste (BNB).

Atualmente, a healthtech trabalha com o sistema PACS e desenvolve outros dois softwares médicos: um focado na criação de uma rede interligada de radiologistas, e outro que usa IA para auxiliar radiologistas a identificar e rastrear anomalias em exames de mamografia. Ambos devem ser lançados ainda em 2021 e contaram com apoio de instituições como a Embrapii e o BNB. A equipe de desenvolvedores tem, ainda, um projeto de IA voltado para o diagnóstico de nódulos no pulmão.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar