Capex e Opex nas tecnologias em cloud

Artigo aborda a importância de Capex e Opex nas tecnologias em cloud.

Por Guilherme Barreiro, diretor geral da Nextios

Capex e Opex. Que termos estranhos, não é mesmo? Parece latim, mas são duas siglas em inglês, que significam capital expenditure (despesas de capital ou investimento em bens de capital) e operational expenditure (despesas operacionais). O Capex são as despesas ou investimentos em bens de capital, ou seja, aquilo que a empresa adquire fisicamente, como computadores, data centers, servidores etc. Já o Opex são os custos operacionais, despesa com prestadores de serviços, taxas de administração etc.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Se você for montar um servidor em sua empresa, por exemplo, comprando todos os equipamentos para estruturá-lo adequadamente, será um investimento Capex. Se, ao invés disso, você decidir contratar uma companhia especializada para colocar essa estrutura na nuvem, você terá, em linhas gerais, um investimento Opex. Aí vem a pergunta: “Legal tudo isso, mas qual é o melhor?”

Não podemos simplesmente comparar Capex e Opex na análise de economia nos negócios. Seria como comparar maçãs com bananas. O foco não deve ser qual é absolutamente melhor, mas sim com qual você vai conseguir gerar mais valor, seja potencializando o seu negócios com as oportunidades atuais ou explorando novas. Mas, no caso da migração para a nuvem, existem diversas vantagens: sua empresa não se preocupará com antecipação de caixa e terá maior liquidez para investir nos negócios que potencializam o seu ROI (Retorno sobre Investimento).

Existem mitos nessa conversa de Capex e Opex nas tecnologias em cloud. Um deles é que com Capex é possível ter mais previsibilidade no orçamento. É uma falsa ideia de que o que foi gasto com manutenção, atualização, energia etc. será constante de um ano para outro. Além de não ser verdade, estes custos podem oscilar (e muito) e, um servidor ocioso, em que você utiliza de fato apenas 70% da capacidade, por exemplo, leva a mesma despesa de um servidor 100% utilizado. Se este ambiente estivesse na nuvem sua empresa gastaria apenas o que consome.

O que vai realmente fazer diferença é escolher e consumir adequadamente as tecnologias em cloud, proporcionando escalabilidade, flexibilidade e economia dos recursos financeiros da empresa. Usar a nuvem é uma excelente oportunidade de transformação dos negócios, desde que desenvolvido um bom plano de jornada, que vai da escolha dos tipos de estratégia à escolha das tecnologias. E, para desenvolver um plano robusto, é essencial ter um parceiro que ajude a sua empresa a construir e manter a gestão do consumo de tais tecnologias.


Sobre o autor:

Guilherme Barreiro é Diretor Geral na Nextios. Com mais de 19 anos no mercado de TI, trabalhando principalmente no lado do provedor de serviços, atuando como parceiro para os mais diversos mercados de clientes. Antes de assumir o cargo, passou pela T-Systems do Brasil, Politec e IBM. Guilherme é graduado em análise de sistemas pelo Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada IBTA.


Sobre Nextios

A Nextios é uma unidade de negócios do Grupo Locaweb, que atua no mercado B2B desde 2003. Com um portfólio de serviços focado nos principais segmentos do mercado, como serviços, finanças, varejo, indústrias e outros, ajuda centenas de empresas a prover novas experiências e resultados com seus clientes finais, por meio de soluções de tecnologia. A Nextios tem a missão de conduzir o mercado para um futuro mais digital, eficiente e sustentável. Para mais informações, acesse: www.nextios.com.br

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar