Meu comentário de hoje na CBN

Meu comentário da CBN de hoje, dia 1, sobre a live de ontem dentro da qual falamos sobre Tecnologia ligada à Segurança Pública.

Na live do O POVO tecnologia de hoje, 1, que inclusive está salva nas redes do O POVO online (e estará nesta coluna no sábado) para que você possa conferir, nós recebemos o Secretário de Segurança pública do estado do Ceará, Sandro Caron.

O Secretário é Delegado de Polícia Federal e coordenou o serviço de antiterrorismo nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos da Rio 2016. A gente sabe que a polícia federal é uma instituição que precisa de excelência em relação a hardware, software, corpo técnico e a busca por melhores metodologias e tecnologias. Portanto o recorte é alto.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Aqui no Ceará, Caron sabe que o SPIA é uma das ferramentas com mais importância simbólica, inclusive, em função da agilidade com que reouve uma quantidade menor de automóveis furtados ou roubados de janeiro para cá em função da sua eficácia. Ele fala em 24% de queda.

Sobre tecnologia de monitoramento facial, a despeito de relatos que juram já ser uma realidade em lugares públicos, ele nega. Diz que o que há é um aplicativo por meio qual o policial tira a foto de alguém para ter a certeza da identidade verdadeira.

Voltando ao SPIA o secretário agregou sistemas desenvolvidos para potencializar a plataforma. Um deles o AGILIS consegue ler mais de 150 milhões de placas de carros em um mês filtrando ali a procedência do veículo e instituindo mapas de calor de ocorrências de furtos e roubos.

Para finalizar ele disse que é possível sim sonhar com um Ceará sem um dos grandes termômetros do nosso fracasso civilizatório: a existência de facções. E a tecnologia, claro, vai ajudar nisso. Mas para o sistema atuar, é preciso de dados confiáveis, por isso não deixe de fazer o Boletim de Ocorrência.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar