Comentário na CBN do dia 14 de junho

Meu comentário na CBN feito no dia 14 de junho sobre pesquisas com insetos.

É muito provável que você já tenha ouvido bem mais de uma vez que a humanidade não dá conta de produzir alimento para todo mundo, e a inevitável saída será comer insetos. Pois bem, isso está perto de acontecer e dois alunos da UFC estão acelerando esse processo. Daniel da Silva Marte e Carlos Alberto Nascimento estão no oitavo semestre do curso de Agronomia e montaram uma startup chamada Protômega.


No instagram você pode procurar por @protomegainsetos para descobrir que eles, a partir do processamento de um tipo de inseto, produzem uma proteína que dá origem a uma farinha de alta qualidade nutricional.
O inseto se chama “tenébrio” e não é esteticamente lá muito bacana não. Você pode conhecê-lo na coluna do O POVO Tecnologia no portal O POVO.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine


Sobre qualidades nutricionais do tenébrio Daniel diz “cerca de 50% da massa corpórea dele é de proteína e não bastasse isso a proteína dele é melhor absorvido pelo corpo humano, além de presença de óleos Ômega 3, Ômega 6 e Ômega 9. E uma característica única é presença de fibras - importante para nosso sistema digestivo - a exemplo do que acontece com saladas vegetais. Também é rico em zinco, ferro e cálcio. No caso desse último comparável à quantidade encontrada no leite”, detalha Daniel.

Há algo muito interessante nisso que é o empreendedorismo, referendado pelo orientador dos estudantes, o Engenheiro Agrônomo Patrik Luiz Pastori, que exalta capacitação, laboratório e bolsas de estudo, para dar início aos seus negócios. Para chegar ao mercado falta passar pela ANVISA. E por último sobre o sabor assemelha-se ao camarão. Pelo menos é o que ele garante.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar