Unimed Fortaleza capacita usando experiências imersivas

Por meio da plataforma Sábios, que une educação imersiva e inteligência artificial, cooperativa ofertou treinamentos para preparar os profissionais que atuam na linha de frente de combate à pandemia e outros setores.

Com a pandemia, a Unimed Fortaleza transformou treinamentos realizados de forma presencial em 100% digitais, seguindo tendência de mercado. Com isso, a cooperativa conseguiu ampliar e oferecer qualificação adequada para todas as equipes que atuam no atendimento aos pacientes e setores administrativos, aumentando os acessos aos cursos em mais de 150% desde o início da pandemia.

A plataforma utilizada pela Unimed Fortaleza é da Sábios, uma startup catarinense de educação que desenvolve experiências imersivas com o uso de inteligência artificial. A solução permite que diversos projetos sejam disponibilizados aos colaboradores, que acessam no melhor horário, pelo computador ou celular. "Com este formato, cada um faz as aulas conforme seu tempo, no seu ritmo, em qualquer horário e local, conseguimos respeitar essa individualidade", afirma Alice Pires, analista de RH da cooperativa.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Atualmente, a Unimed Fortaleza realiza cursos de aperfeiçoamento nas áreas de enfermagem, segurança do trabalho, compliance e cultura, além de treinamentos obrigatórios como a brigada de incêndio e integração de novos colaboradores. Com a pandemia, eventos, como a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat), também integraram a plataforma. Hoje, já são mais de 11,9 mil acessos às experiências imersivas.
"Quando chegou a pandemia, os treinamentos realizados pela Sábios se tornaram uma necessidade e ganharam força. Entre janeiro e maio de 2021, foram 3 mil horas de desenvolvimento realizadas, ou seja, também conseguimos aumentar o alcance, com mais pessoas impactadas e um menor esforço, e pudemos observar um maior engajamento, aprendizado e ganho na produtividade", afirma Alice.

Tecnologia ajuda na retenção do aprendizado

A plataforma Sábios possui uma metodologia baseada em neurociência, fazendo com que o ensino imersivo envolva e motive a pessoa a superar desafios. "Diferente dos treinamentos tradicionais que trabalham apenas com o repasse de conteúdo, o aprendizado imersivo faz com que o aluno vivencie a experiência na prática em um ambiente virtual que simula a vida real e estimula o aprendizado, facilitando a retenção do conteúdo", explica Demetrius Lima, CEO e cofundador da edtech.

"O fato de ser um treinamento gamificado torna o processo mais leve e a plataforma também é muito intuitiva. O colaborador consegue prestar mais atenção, ele comanda o tempo dele, a gente vê essa evolução no aprendizado", acrescenta Alice. Apesar de os cursos serem feitos a distância, a cooperativa consegue avaliar a evolução de cada colaborador por meio dos índices mapeados na ferramenta, que utiliza inteligência artificial. A solução permite avaliar os resultados, identificar e recomendar o que cada pessoa precisa fazer para melhorar sua performance.

"Com o treinamento presencial até conseguimos fazer uma prova, aplicar um teste para ver o quanto a pessoa aprendeu, mas isso era complicado porque o colaborador já passava horas no treinamento, era muito cansativo. Agora, isso é muito natural, eu consigo ver o quanto as pessoas estão aprendendo e comparar o quanto ela absorveu daquele tema", explica Alice.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar