Tecnologia e pandemia: como superar a crise

A inteligência artificial é uma das ferramentas de ajuda à humanidade que reforçam o combate às crises econômicas. Se bem aplicada, dá ao ser humano tempo e condições de cuidar dos negócios e da vida com criatividade.

Para muitos o tempo atual se assemelha a um perigoso labirinto que pode chegar à um vale sem fim como a Grande Depressão de 1930. Mais de 300 gestores foram questionados pelo Fórum Econômico Mundial sobre suas principais preocupações para os próximos meses. O que todos temem é uma crise econômica duradoura. Da recessão à depressão!

Nesse cenário o que vemos é queda de produção, redução da taxa de lucros, desemprego, recuo de investimentos. Mas, essa é apenas uma preocupante parcela da realidade. A tecnologia pode transformar todo esse ciclo de recessão.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

De acordo com os especialistas em Inteligência Artificial, IA, a chave para a lucratividade e sucesso das grandes empresas, depende completamente de encontrar a IA certa para potencializar os trabalhadores humanos, para que completem tarefas sem cometer erros e da forma mais rápida possível.

Graças ao uso difundido da internet, sensores, dados e robôs, as soluções da indústria 4.0 permitem customizações mais fáceis e uma qualidade mais alta dos produtos em menos tempo do que elas conseguem realizar sem os robôs. Os robôs já operam de forma mais rápida, com maior precisão e a custos menores do que é possível com os humanos. (Mueller, John Paul, Luca Massaron; Inteligência Artificial-Rio de Janeiro: Alta Books, 2009.)

A grande questão vai ainda além da utilização dos robôs. Para Diego Platini, CEO da Youfy, plataforma de robôs e Inteligência Artificial, a IA é uma poderosa ferramenta projetada para facilitar a vida do empresário e torna-la melhor. A tecnologia permite entre outras coisas, automatizar relatórios, gerenciar dados, monitorar sensores e outras aquisições de dados, economizar tempo e dinheiro. A Youfy elabora robôs 100% personalizados para que a empresa alcance os melhores resultados.

A crise pode ser superada com a ajuda da tecnologia e mais especificamente com os robôs, mas isso não significa substituir os trabalhadores humanos. A proposta da imprensa especialista em automação e inteligência artificial é transformar o ambiente empresarial com trabalho híbrido. Humanos e robôs.

A IA facilita o serviço do humano e economiza dinheiro e tempo. Aos funcionários antes ocupados em tarefas repetitivas e monótonas será permitido ampliar suas possibilidades trabalhando em algo totalmente novo ou naquilo que nasceram para fazer, sua vocação ou dom.


Somente o humano pode ser verdadeiramente criativo, intuitivo e inovador! As tarefas monótonas e desgastantes podem ser realizadas por robôs, enquanto o homem fica livre para tomar decisões, ser criativo, cuidadoso, artístico, feliz e até imaginar o irreal.


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar