Escola de Saúde Pública agora com viés mais inovador

Assembleia Legislativa aprova Escola de Saúde Pública com novo viés de Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT).


A Assembleia Legislativa aprovou na manhã da última quinta-feira mensagem encaminhada pelo Governo do Ceará com as novas atribuições da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE). O texto modificou a Lei Nº 12.140, de 22 de julho de 1993 sobre a criação da ESP/CE, que passa a ser reconhecida como Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT).


A nova legislação torna a ESP/CE um Centro de Inteligência em Saúde Pública. A escola então poderá desenvolver pesquisas e inovação em prol do sistema público de saúde. Desse modo, a ESP está autorizada a captar receitas provenientes de suas atividades na qualidade de ICT pública, melhorar a ambiência administrativa, e promover ‘startups’ e outros empreendimentos em áreas de interesse no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine


“Sendo um ICT, além de ser uma escola de saúde, a instituição passa a incorporar uma política de inovação clara, transparente, que vai dar força, incentivar e criar um ambiente favorável à incorporação de projetos inovadores para o setor saúde”, destaca o superintendente da ESP/CE, Marcelo Alcantara, salientado a necessidade de parcerias com outras instituições, sejam de ensino ou fomento à pesquisa, e a iniciativa privada.


A medida é considerada, inclusive, estratégica para o enfrentamento da pandemia de Covid-19, que já tem como exemplo o desenvolvimento do capacete de respiração assistida Elmo, que você poderá saber mais sobre sua composição tecnológica nesta coluna em conteúdo a ser publicado na segunda, dia 3.

A ESP/CE


A Escola de Saúde Pública do Ceará foi fundada em 22 de julho de 1993 com o objetivo de promover a formação e educação permanente, pesquisa e extensão na área da saúde, integrando ensino-serviço-

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar