Novo recurso da Alexa, assistente virtual da Amazon, será capaz de imitar a voz de pessoas mortas

"A Inteligência Artificial não pode eliminar a dor da perda, mas pode fazer suas memórias durarem mais", disse o executivo da Amazon

A Amazon revelou nesta quarta-feira, 22, durante uma conferência em Las Vegas, nos Estados Unidos, que está testando um recurso experimental para a assistente virtual da empresa, a Alexa, que permite imitar as vozes de qualquer pessoa, inclusive pessoas mortas.

Para isso, seria necessári a assistente ouvir pelo menos um minuto de áudio da voz desejada. De acordo com o vice-presidente sênior da Amazon, Rohit Prasad, o objetivo do recurso é "fazer as memórias durarem", principalmente daquelas pessoas que estão distantes ou que já faleceram.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O vídeo exibido no evento para anunciar a função mostra bem isso. Nele, um menino pede para a Alexa ler uma história na voz de sua avó. E a Alexa confirma o comando deixando de lado a voz robótica e falando de modo mais suave.

"A Inteligência Artificial não pode eliminar a dor da perda, mas pode fazer suas memórias durarem mais”, disse Rohit Prasad.

A Amazon não revelou, entretanto, quando e se de fato vai disponibilizar o recurso para os usuários, uma vez que a função poderia ser usado para outros objetivos, segundo a Reuters

A Microsoft, por exemplo, limitou seu recurso de imitação de vozes para empresas.

A preocupação é que a função seja utilizada para propagar deepfakes, arquivos de áudio e vídeo criados por inteligência artificial e que podem combinar rostos de pessoas com frases que elas nunca disseram. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

amazon alexa voz recurso tecnologia microsoft inteligência artificial

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar