Participamos do

Tecnologia vira alternativa para humanizar decoração

Artigo de Sandra Chen, diretora da área de notebooks da Samsung Brasil, detalha a necessidade de harmonização entre a decoração dos ambientes e aparelhos tecnológicos, tendência que se mostrou ainda mais importante durante o período de quarentena
23:17 | Out. 15, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Opinião

Por Sandra Chen, diretora da área de notebooks da Samsung Brasil

A transformação das residências em escritórios ou escolas, por conta do isolamento social, ressignificou a tecnologia como ferramenta de humanização. Os dispositivos eletrônicos precisam de um design que se adapte ao ambiente, ao mesmo tempo em que devem manter sua qualidade de desempenho e ajudar na praticidade do cotidiano, fator fundamental no home office.

É inegável que as casas receberam um protagonismo ainda maior em 2020. Locais que antes eram úteis somente por poucas horas na semana, agora, são dedicados a alimentação, aulas, exercícios físicos, lazer, leitura, repouso, trabalho, entre outros. A tecnologia também ampliou a sua importância em todas as ações do dia, aumentando sua necessidade de ser um complemento à decoração.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Os equipamentos precisam se encaixar em espaços reduzidos e oferecer alternativas de integração com outros produtos de forma mais tecnológica. A sincronização com diversos dispositivos contribui diretamente na praticidade de um local no qual se passará boa parte do dia.

Nesse ponto, a conectividade vem se democratizando cada vez mais. Uma pesquisa realizada no Brasil em janeiro de 2020 pela Kantar, aponta que 67% dos brasileiros entre 26 e 40 anos compram um novo equipamento eletrônico devido às suas novas funcionalidades, comprovando a busca em não só aprimorar a experiência, mas tornar as rotinas mais eficientes e inteligentes.

Atualmente, é possível, de forma muito simples, espelhar o conteúdo do smartphone ou tablet ao notebook. Com poucos cliques, você conclui o pareamento, possibilitando também que se compartilhe fotos, controle o display do dispositivo de origem e receba notificações dos principais aplicativos direto na tela do computador.

Isso explica por que o computador ganhou ainda mais relevância na realidade que o Brasil vive desde março. Os equipamentos que unificam o máximo das tarefas, tomando menos espaço, mas também que não destoem do ambiente passaram a ser mais valorizados. Em um período no qual ir para a rua se tornou tão incomum, cômodos com decorações leves são fundamentais, e os dispositivos eletrônicos precisam estar adequados a essa proposta.

O que se pede dos aparelhos é um design sofisticado, que possa ser inserido com naturalidade tanto no ambiente pessoal quanto no corporativo ou educacional, já que até as aulas em casa continuarão como rotina. Por isso, saem na frente notebooks mais compactos, com telas de bordas finas, e de cores que harmonizem melhor com diferentes tipos de ambiente, como branco, grafite, prata e até o rosa, exaltada recentemente como o tom dos millenials.

A praticidade não pode ser excluída na adequação da tecnologia à decoração. Além de multitarefas, os equipamentos precisam apresentar o alto desempenho que se exige de dispositivos que servirão ao longo do dia para todas as faixas etárias presentes na residência. Tamanho da tela e capacidade de reproduzir o conteúdo de forma imersiva são fatores a serem ainda mais considerados. O mesmo equipamento usado em atividades precisa ser capaz de reproduzir filmes e séries, exibir fotos e vídeos e possibilitar reuniões virtuais sem nenhum prejuízo.

Ganham cada vez mais espaço computadores versáteis, que podem ser usados também como segunda tela de um notebook, por exemplo, ou que garantam qualidade em um momento de lazer, como games, com o usuário podendo utilizar o mesmo dispositivo que trabalha ou estuda. Considerando desempenho, destaca-se também a possibilidade de armazenamento com velocidade maior, como é o caso dos equipamentos com SSD, que deixa o componente mais veloz e silencioso.

Com tantas pessoas trabalhando ou estudando simultaneamente no mesmo lugar, estamos vendo a volta da valorização do design de equipamentos, uma tendência que marcou o início de sua popularização como ferramenta de uso doméstico no início da década de 2000, mas com uma evolução que torna a tecnologia ainda mais prática e adaptada ao cotidiano atual.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar