Participamos do

Aplicativo desenvolvido pelo IFCE ensina educação financeira para crianças

Jogo foi desenvolvido em laboratório do campus de Canindé e já está disponível para download em dispositivos Android

 

Com o objetivo de fazer crianças aprenderem sobre finanças a partir de brincadeiras, o Instituto Federal do Ceará (IFCE) lançou o aplicativo Grana. Desenvolvido pelo Laboratório de Sistemas e Internet das Coisas (Lasic), do campus de Canindé, o aplicativo está disponível gratuitamente para download na Google Play em dispositivos Android. 

O jogo é ambientado no cenário rural do sertão nordestino e utiliza linguagem simples para abordar conceitos como lucro, prejuízo, poupança, renda e planejamento financeiro. De acordo com o orientador do projeto, o professor Henrique Leitão, a intenção do aplicativo foi levar a temática da educação financeira a um público que não costuma ter acesso a esse tipo de conhecimento, “despertando a curiosidade dos alunos e ajudando a se tornarem adultos e cidadãos conscientes de seus gastos”.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O Grana é resultado de um trabalho interdisciplinar desenvolvido no Lasic desde 2018, a partir da aprovação do projeto em edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) no IFCE. A equipe envolvida foi formada por professores da área de tecnologia, com o coordenador Henrique Leitão; de idiomas, com a professora Fernanda Leal; e de música, como o professor Deyvid Martins. Estudantes dos cursos de Rede de Computadores e Gestão de Turismo também atuaram como programadores, designers, roteiristas e testadores.

A versão final do aplicativo é um desdobramento de duas iniciativas anteriores. A primeira delas foi o projeto Automatizando (2016-2017), para auxiliar empresários locais de Canindé com conceitos de gestão financeira por meio do uso de sistemas computacionais. A segunda foi o projeto Escola do Dinheiro, projeto de extensão que buscou ensinar gestão financeira de forma lúdica e divertida a crianças residentes na zona rural de Canindé. A expectativa dos desenvolvedores do projeto é de, no futuro, o aplicativo ter novas funcionalidades e estar disponível para download em dispositivos iOs.

Serviço
Aplicativo Grana
Disponível para download em dispositivos Android. 
Indicado para crianças entre 6 a 12 anos.
Gratuito.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar