PUBLICIDADE
Tecnologia
NOTÍCIA

Pesquisadores desenvolvem material mais brilhante já visto até então

A descoberta possibilita uma gama de criação para os corantes: cristais, pó e até mesmo incorporados em polímeros, outras macromoléculas presentes em materiais como o plástico

13:42 | 12/08/2020
Os corantes fluorescentes são encontrados na natureza em estado líquido e tendem a se solidificarem com o passar do tempo.  (Foto: Reprodução/Twitter Amar Flood)
Os corantes fluorescentes são encontrados na natureza em estado líquido e tendem a se solidificarem com o passar do tempo. (Foto: Reprodução/Twitter Amar Flood)

Cientistas podem ter avançado na criação de novos materiais como os corantes. Estudo divulgado na revista científica Cell Press indica que os pesquisadores criaram o material mais fluorescente da história. As informações são do portal Olhar Digital.

Os corantes fluorescentes são encontrados na natureza em estado líquido e tendem a se solidificarem com o passar do tempo. No entanto, há a perda do brilho do material durante o processo por causa do contato das moléculas entre si, que reagem de forma espontânea e deixam de lado as suas propriedades ópticas fluorescentes.

Durante o desenvolvimento da pesquisa, a meta era combater a junção das moléculas, conhecidas como acoplamento de excitons, nos mais de 100 mil corantes fluorescentes desenvolvidos até o momento. A saída usada foi o uso de cianostars - solução incolor de outras moléculas - junto com os corantes. Nos resultados, a equipe observou que a solução criou uma "rede de isolamento" que separou as moléculas uma das outras e preservou suas propriedades.

A descoberta possibilita uma gama de criação para os corantes: cristais, pó e até mesmo incorporados em polímeros, outras macromoléculas presentes em materiais como o plástico.

Amar Flood, da Universidade de Indiana nos Estados Unidos, é um dos cientistas envolvidos na pesquisa. Ele ressaltou que o material ainda é "totalmente novo" e ainda não se sabe quais as propriedades do estudo irão fornecer outras funcionalidades ao material. Os corantes fluorescentes costumam ser utilizados em tecnologias que demandem fluorescência ou outras propriedades ópticas, como a coleta de energia solar, bioimagem e até lasers.

Clique na imagem para abrir a galeria